Instituto Desiderata realiza projeto “Megafone na Escola”

Por: GIFE| Notícias| 08/07/2010

Com o intuito de chamar atenção para essa etapa esquecida e contribuir com o enfrentamento dos problemas do segundo segmento do ensino fundamental, o Instituto Desiderata está realizando o projeto “Megafone na Escola”, em parceria com Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo é ouvir a opinião da escola sobre os desafios do segundo segmento do ensino fundamental, por meio de uma consulta participativa, onde os próprios alunos são os entrevistadores. A pesquisa, que será finalizada em julho, capacitou 120 adolescentes de 8º e 9º anos que entrevistaram 2.400 alunos de 6º e 7º anos, além de 360 professores. Os gestores de 40 escolas municipais da amostra da pesquisa responderão a um questionário auto-aplicável.

“A metodologia participativa é o diferencial desta pesquisa, que gera grande mobilização e diálogo dentro da escola e também entre as escolas” — ressalta Ana Lima, diretora do Instituto Paulo Montenegro (ligado ao Ibope). Um dos parceiros da ação, juntamente com o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), ONG que capacitou os adolescentes, e a PUC, que está realizando acompanhamento das oficinas e mediação dos adolescentes na internet para um diário de campo.

A pesquisa pretende trazer um olhar qualitativo para os dados quantitativos já existentes além dos levantados durante a pesquisa, proporcionar a reflexão e o diálogo entre alunos, professores e gestores de diferentes escolas e trazer elementos que dêem subsídios às políticas públicas voltadas para o segundo segmento do Ensino Fundamental.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional