Instituto DNA Brasil reúne 50 brasileiros para refletir sobre o país

Por: GIFE| Notícias| 12/09/2005

No último dia 26 de agosto, 50 brasileiros reuniram-se em São Paulo para três dias de reflexão sobre os desafios dos próximos 50 anos no país e debate de idéias estratégicas para superá-los. A idéia do encontro surgiu no evento que reuniu 50 personalidades nacionais, em setembro de 2004, com o mesmo objetivo.

Eles entenderam que seria importante trazer brasileiros que compusessem a exata divisão sócio-econômica e regional do país para rediscutir os assuntos tratados naquela ocasião, quando foi lançado o Instituto DNA Brasil. A organização, a partir de uma matriz baseada no último Censo e com o apoio de mais de uma centena de instituições e ONGs, encontrou nas cinco regiões do país os 50 brasileiros capazes de compor o novo grupo.

Desses, 52% eram mulheres, 8% analfabetos, 36% que cursaram ou concluíram o curso fundamental, 12% que concluíram o ensino médio ou a universidade e 12% que não concluíram. Também foram considerados critérios de renda e diversidade racial. Todos os escolhidos têm militância comunitária, sendo representantes de suas comunidades.

No final do encontro, eles fizeram um documento com considerações e proposições, chamado Carta dos Brasileiros aos Brasileiros. Nela defendem, por exemplo, maior mobilização da população pelo desenvolvimento do país; reformas agrária, política, fiscal e financeira; democratização da mídia; e renegociação da dívida externa. Além disso, propõem, entre outras ações, que os recursos da educação sejam dobrados, a partir do redirecionamento de outras áreas do orçamento; que o voto seja facultativo; que os novos contratados para o funcionalismo público não tenham estabilidade por tempo de serviço; e que sejam criadas limitações para a propriedade da terra e de riquezas individuais.

A súmula dos debates está no site www.dnabrasil.org.br. Em outubro, as conclusões deste grupo serão levadas à segunda reunião das 50 personalidades.

Clique aqui e leia a entrevista concedida ao redeGIFE por Caio Túlio Costa, presidente executivo do Instituto DNA Brasil, no último mês de maio.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional