Instituto Ecofuturo inaugura reserva para educação ambiental

Por: GIFE| Notícias| 17/10/2004

No último dia 8 de outubro, o Instituto Ecofuturo promoveu a abertura oficial do Parque das Neblinas, localizado na divisa de Bertioga com Mogi das Cruzes (SP). Estiveram presentes no evento a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o secretário nacional de biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, o presidente da Suzano Papel e Celulose, Daniel Feffer, e o diretor-superintendente do Instituto, Marcos Egydio Martins, entre outras autoridades.

O Parque das Neblinas é uma reserva privada de 2.788 hectares, destinada à educação ambiental, à pesquisa científica, ao manejo sustentável de recursos naturais e ao ecoturismo. Todas as atividades são feitas a partir de parcerias com a comunidade local, permitindo a partilha dos valores da natureza por meio da capacitação e criação de diversos produtos, que geram emprego e renda.

Na década de 40, a área era utilizada para a produção de carvão. A partir dos anos 60, passou a ser local de plantação de eucalipto, usado como matéria-prima para a produção de celulose. Após um processo de regeneração da mata nativa, iniciado em 1998, flora e fauna locais tornaram-se alguns dos principais atrativos do parque.

Com a abertura do parque, o objetivo é que a região seja uma vitrine de práticas sustentáveis para a regeneração de ecossistemas a partir da aproximação do homem com o meio ambiente. As terras foram entregues ao Instituto pela Suzano Papel e Celulose, sua empresa mantenedora, em sistema de comodato – empréstimo gratuito e que pressupõe restituição no tempo convencionado -, por 10 anos.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional