Instituto Ecofuturo inicia mobilização para o Dia Nacional da Leitura

Por: GIFE| Notícias| 16/09/2011

Todo o dia é dia de ler. É com esse mote que o Instituto Ecofuturo lança a campanha de mobilização 2011 para o Dia Nacional da Leitura, em 12 de outubro, a fim de compartilhar conhecimento sobre a importância da oferta de leitura literária para crianças desde a primeira infância, na fase de 0 a 6 anos.

Construção da linguagem, desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade são só alguns dos muitos ganhos proporcionados pela leitura desde a primeira infância. E para que essas informações cheguem a pais, professores de escolas públicas e privadas, educadores de projetos sociais e educacionais e profissionais de biblioteca de todo o País, o Ecofuturo já iniciou a articulação com organizações sociais para as ações da Semana da Leitura e Literatura e para o Dia Nacional da Leitura deste ano.

Os parceiros que aderirem à campanha contam com um material especial de referência, para que possam inspirar suas ações, disponível na Biblioteca Virtual, no site do Dia Nacional da Leitura (www.ecofuturo.org.br/dianacionaldaleitura). Lá estão os Passaportes Brincar de ler e Leitura e Escrita, publicações de bolso organizadas pelo Ecofuturo com dicas sobre como inserir a leitura na vida de crianças e jovens de todas as idades; o Roteiro de Leitura Pública, que traz orientações para a organização de uma boa roda de leitura; e um acervo de sugestões de leitura por faixa etária, além de outros materiais e uma cuidadosa seleção de obras dos maiores nomes da literatura nacional e internacional.

“A formação de leitores passa pelo carinho e pelo afeto, por isso, é tão importante os pais, avós e familiares oferecerem leitura para crianças, inclusive desde a gestação, se possível, pois é através da voz confortável e segura dos pais que a criança toma amor pela leitura. Este ano estamos lançando também o mote BIBLIOTECA TODO DIA, que tem sessão especial no site da campanha, com informações valiosas a toda sociedade sobre como a gestão pública pode viabilizar a efetividade da Lei 12.224/10, que determina instalação de bibliotecas em todas as escolas do País. É um espaço para oportunizar a participação de todos e concretizar o direito do pleno acesso ao conhecimento disponibilizado nos livros”, comenta a diretora de Educação e Cultura do Instituto Ecofuturo, Christine Castilho Fontelles.

A campanha 2011 faz um convite especial aos profissionais de biblioteca de todo o País para viabilizarem sua abertura e realizarem leituras no feriado de 12 de outubro, como uma manifestação para a criação de políticas públicas que ofereçam condições para que as bibliotecas permaneçam abertas todos os dias, incluindo período noturno, finais de semana e feriados, como acontece em outros países.

No último ano, as articulações do Instituto Ecofuturo resultaram em 110 atividades de leitura em todo Brasil, por meio de parcerias com 50 instituições do terceiro setor, órgãos governamentais e entidades da iniciativa privada. A campanha de mobilização integra o Programa Ler é Preciso, que já viabilizou a implantação de 88 bibliotecas comunitárias em 11 estados brasileiros, por meio de cooperação intersetorial.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional