Instituto Ecofuturo intensifica ações em prol da implementação de bibliotecas no país

Por: GIFE| Notícias| 17/02/2014

O Instituto Ecofuturo pretende fazer de 2014 um ano de intensa mobilização nacional em torno da implementação da Lei 12.244/10, que diz que todas as instituições de ensino públicas e privadas deverão possuir biblioteca. A campanha “Eu quero minha biblioteca” (clique aqui para conferir) será intensificada e o espaço virtual ganhará novas ferramentas a partir de março.

Uma das novas funcionalidades será o mapa de cadastro de bibliotecas. Agora, as escolas que não têm ainda biblioteca poderão mandar uma mensagem diretamente aos gestores públicos cobrando uma mudança. Além disso, novos materiais estarão disponíveis para orientar todos os públicos – sejam famílias, gestores públicos ou educadores – a como se mobilizar e buscar os recursos existentes para a construção e manutenção destes espaços públicos.

Marcela Porto, superintendente do Instituto Ecofuturo, destaca que a proposta da campanha é mostrar à população que existem sim recursos públicos para a implementação de fato da lei, mas que é preciso uma intensa cooperação entre os diversos setores e o controle social pela população.

A campanha conta com uma coalização de organizações que desenvolvem trabalho de referência nas áreas de educação, leitura e biblioteca, como a Academia Brasileira de Letras, Conselho Federal de Biblioteconomia, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação, Movimento por um Brasil Literário, Instituto Ayrton Senna, Instituto C&A, Rede Marista de Solidariedade e Movimento Todos Pela Educação.

A campanha faz parte da estratégia de advocacy do Instituto em torno da causa, que engloba outras ações, como o projeto Biblioteca Comunitária Ler é Preciso. O projeto, realizado em parceria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), permite o acesso da população à literatura, por meio da construção das bibliotecas, assim como de ações de valorização e promoção da leitura e escrita.

Diversas pesquisas têm demonstrado a importância destes espaços educacionais e culturais. Resultados em Leitura do SAEB 2003 (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) para a 4ª série (atual 5º ano) indicam proficiência de 168 pontos quando até 25% dos alunos da escola fazem uso da biblioteca e de 181 pontos quando mais de 75% dos alunos a utilizam regularmente. Quando a biblioteca escolar tem um responsável, a média aumenta, e, quando os professores realizam atividades dirigidas nesse ambiente, há ganhos importantes e significativos na aprendizagem.

Segundo Marcela Porto, a meta do projeto é chegar a 100 bibliotecas Ler é Preciso em 2014. Para a implementação das bibliotecas, o Instituto estabelece diversas parcerias com empresas e secretarias de educação. Além da construção dos espaços, o projeto oferece formação a 30 pessoas da comunidade, em cada local, a fim de garantir a gestão e a sustentabilidade das ações. Além disso, em cada local, é estabelecido um contrato com a prefeitura para a contratação de dois funcionários para cada biblioteca.

“Nosso projeto é diferenciado, pois vai muito além da implementação da biblioteca, com a formação das pessoas. Você ter uma pessoa preparada para orientar uma crianca para ler é muito transformador, esse é o diferencial da biblioteca do Ecofuturo. Orientação para ensinar a ler é transformador.

Uma novidade deste ano será a implementação do sistema de monitoramento online de todas as bibliotecas a fim de acompanhar as ações de promoção de leitura realizadas em cada espaço e o impacto das mesmas nas localidades. Para a superintendente do Instituto, essa ferramenta será essencial para medir os resultados do projeto e mostrar aos patrocinadores a relevância do investimento.

O monitoramento será feito com base em indicadores criados a partir de uma pesquisa realizada em 2008/2009 sob a supervisão de Ricardo Paes de Barros, na época, coordenador de Pesquisa de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisas Aplicadas (Ipea).

A pesquisa investigou dados sobre a sustentabilidade de 55 bibliotecas do Projeto Ler é Preciso, localizadas em 52 municípios, e os impactos dessas bibliotecas sobre o desenvolvimento educacional de crianças e jovens do seu entorno. De acordo com o estudo, houve uma diminuição de 46% da evasão escolar nas escolas no entorno do projeto na comparação com as demais escolas. Além disso, ocorreu uma elevação de 156% na taxa de aprovação das escolas do entorno do projeto na comparação com as demais escolas.

No segundo semestre de 2014, o Instituto irá lançar ainda um novo relatório de sustentabilidade das bibliotecas, buscando cruzar os resultados das ações desenvolvidas localmente com indicadores de desenvolvimento humano. Um fundo também está sendo criado para garantir a manutenção das bibliotecas, caso exista a troca de gestores públicos nas cidades.

Marcela Porto destaca que a proposta do Instituto será, cada vez mais, buscar parcerias com empresas para implementar várias bibliotecas na mesma região, a fim de que os impactos possam ser mais efetivos, assim como os espaços possam multiplicar o conhecimento adquirido ao longo do projeto. “Já evoluimos bastante nos últimos anos, com a campanha de advocacy e as parcerias que conquistamos junto às empresas que buscam financiamento via BNDES e precisam desenvolver ações sociais em contratapartida. Foi um crescente de novidades e que amadureceram o projeto”, destaca.

No ano em que o Instituto comemora 15 anos, Marcela afirma que a intensão será, cada vez mais, consolidar o Instituto como um grande disseminador de conteúdos e conhecimentos sobre suas causas de atuação. Para tal, realizaremos o lançamento em janeiro do novo Blog, assim como de uma biblioteca virtual que será inaugurada em novo portal do Instituto, a ser lançado no segundo semestre, com diversos materiais de todas as edições do Concurso Ler é Preciso e do Prêmio Ecofuturo Educação para Sustentabilidade.

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