Instituto Ecofuturo promove simpósio

Por: GIFE| Notícias| 10/09/2007

O Instituto Ecofuturo, Secretaria do Estado da Cultura e Assembléia Legislativa de São Paulo realizam evento no dia 14 de setembro para discussão sobre a importância do incentivo à leitura para a educação. Trata-se do simpósio Ave Palavra!Políticas Públicas de Incentivo à Leitura, promovido na Assembléia, que pretende “”chamar a atenção de todos para a importância, a reflexão e a promoção de ações de incentivo””.

Em 2006, o Instituto Ecofuturo promoveu a primeira edição do Primavera Ler é Preciso, com atividades relacionadas à leitura pública nos Estados de São Paulo e de Pernambuco. Juntamente com o evento, encaminhou à Secretaria do Estado da Cultura o pedido para a instituição do Dia da Leitura no dia 12 de outubro, no Estado de São Paulo, para promover mobilização social entorno da prática da leitura já na primeira infância.

Assim, um dos objetivos também é mobilizar a Assembléia Legislativa para a votação do projeto de lei que visa a inclusão da data no calendário oficial do Estado. Participam da abertura do evento o bibliófilo e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), José Mindlin, o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Cultura, Ronaldo Bianchi, o deputado José Augusto (PSDB), o presidente da Assembléia Legislativa, Vaz de Lima, o advogado e administrador, Daniel Feffer, e o diretor do Núcleo Arte e Cultura da Fundação Padre Anchieta, Hélio Goldsztejn.

“”Um hábito cultural, como a leitura, se desenvolve por convívio e por contato, nasce da experimentação. Não estamos solicitando a criação de mais um dia em particular no calendário, mas a oportunidade de aproveitar um dia já existente, o dia 12 de outubro, no qual desde 1924, a sociedade brasileira celebra a infância, para criar uma possibilidade de mobilização educativa, que chame a atenção de adultos educadores para a importância de oferecer livros de literatura para bebês, para crianças em fase pré-escolar””, informa Christine Fontelles, diretora de Cultura e Educação do Instituto Ecofuturo.

Ela vai além: “”O que pedimos é a possibilidade de abertura de um espaço para que a sociedade reflita, pratique, compartilhe; chamando a atenção para que os adultos ofereçam literatura – e não apenas brinquedos – às crianças, por direito e por afeto””.

Serviço
Simpósio “”Ave Palavra! Políticas Públicas de Incentivo à Leitura””
Data: 14 de setembro, das 9h às 12h30 (com credenciamento a partir das 8h). Local: Auditório Franco Montoro, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera) Gratuito.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional