Instituto EDP anuncia resultado de edital de projetos

Por: GIFE| Notícias| 01/02/2016

O Instituto EDP (IEDP), organização que coordena as ações socioambientais do Grupo EDP desde 2007, acaba de divulgar o resultado de seu edital (clique aqui para conhecer as iniciativas), que contemplou a seleção de projetos ligados às áreas da Saúde, Esporte e Cultura. Ao todo, foram selecionados onze projetos nos estados do Espírito Santo, São Paulo e Tocantins.

Todas as iniciativas aprovadas no processo de seleção estão de acordo com as Leis de Incentivo Federal em suas respectivas áreas. Além de atender critérios específicos em seus campos de atuação, os projetos devem apresentar componentes de inovação social em diversas frentes. A ideia é fortalecer novas estratégias para desenvolver e fortalecer comunidades vulneráveis.

“Iniciativas culturais e esportivas, além de ações de cuidados com a saúde, são importantes vetores de desenvolvimento humano e social. Por isso, acreditamos que apoiar projetos que promovam a conscientização de forma lúdica contribui para tornar a sociedade cada vez mais responsável e sustentável”, diz Pedro Sirgado, diretor do Instituto EDP.

Compromisso socioambiental

Apesar da força do edital, como principal indutor de investimento social nos territórios de ação, o Instituto EDP encampa uma série de outras atividades que estão orientadas em quatro frentes: Educação & Desenvolvimento Local, Cultura & Esporte, Inovação Social e Voluntariado.

Em Educação & Desenvolvimento Local, as atividades buscam fortalecer o capital humano das comunidades por meio da promoção do acesso a atividades escolares ou extracurriculares. Nesta frente, são desenvolvidas iniciativas de acesso à renda, a bens e serviços e à qualificação profissional.

Em Cultura & Esporte, o Instituto está focado no desenvolvimento de ações que permitam às comunidades acesso a manifestações culturais, como teatro, artes plásticas e literatura – fortalecendo e preservando memórias individuais, coletivas e territoriais -, além da promoção de diversas atividades esportivas.

“Estamos convictos de que iniciativas culturais e esportivas são importantes vetores de transformação e desenvolvimento para crianças e jovens. Atividades como estas contribuem para que possamos seguir com nosso objetivo de ajudar na formação de futuros cidadãos”, diz Pedro Sirgado, diretor do IEDP.

No foco de Inovação Social são abordadas novas estratégias para desenvolver e fortalecer as mais recentes demandas da sociedade em condições de trabalho, educação, empreendedorismo, desenvolvimento de comunidades e saúde, por exemplo.

Outra frente que ganha destaque na operação do Instituto EDP é o estímulo à prática do voluntariado. Pedro Sigardo explica que os funcionários são incentivados a dedicar 4 horas/mês de seu turno de trabalho para praticar o voluntariado. “Em 2015, o programa ganhou escala maior com o engajamento de familiares, amigos e funcionários de empresas parceiras e o resultado se traduz na abrangência e qualidade cada vez maior das ações”, conclui.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional