Instituto Equipav é o mais novo associado do GIFE

Por: GIFE| Notícias| 30/05/2016

Disseminar a transformação que a educação, a cultura, o esporte e a sustentabilidade podem proporcionar, principalmente quando essas áreas passam a fazer parte da vida das pessoas desde muito cedo. Essa tem sido a missão do Instituto Equipav – instituição responsável por destinar e monitorar os investimentos sociais do Grupo Equipav e da Aegea (holding de saneamento básico que integra a companhia) – desde a sua criação, há três anos.

Neste período, as ações do Instituto Equipav – novo associado do GIFE – chegaram a 33 cidades de sete estados brasileiros. Foram dezenas de projetos apoiados via leis de incentivo ou realizadas com investimentos diretos. “Percebemos que temos um grande potencial de crescimento, principalmente com a ampliação do investimento social nas comunidades nas quais a empresa está presente, afinal, fazemos parte também destes territórios”, ressalta Patrícia Menezes, gestora de Investimentos Sociais do Instituto.

O primeiro projeto de investimento direto, inclusive, o “Cinema no Mato” implementado na cidade de Primavera do Leste (MT), conquistou resultados significativos, sendo ampliado neste ano para outros municípios, como Barra do Garça, Poconé e Sinop. A iniciativa oferece formação para estudantes de escolas públicas na área de audiovisual, buscando como produto final curtas-metragens produzidos pelos próprios alunos, exibidos num festival de vídeos.

Segundo Patrícia, a ideia é divulgar a cultura local, por meio do viés da sustentabilidade, incentivando o empoderamento e protagonismo dos 50 jovens participantes de cada localidade. “A iniciativa movimenta as cidades, tendo em vista que, muitas delas, não contam nem com cinema. É  democratização da arte mesmo”, destaca.

A gestora do Instituto ressalta ainda o apoio institucional oferecido às organizações beneficiadas pelo investimento via leis de incentivo, a partir do acompanhamento e monitoramento das ações. “Buscamos sempre projetos que estejam alinhados com os nossos valores”, pondera.

Entre as 16 iniciativas a serem realizadas em 2016, por exemplo, está a peça infantil “Aventuras no Mundo Encantado”, que visa ajudar as crianças a aprenderem sobre saúde, sustentabilidade e saneamento, sempre de uma maneira lúdica. Em cartaz há quatro anos com o apoio do Instituto, a peça é adaptada em acordo com as características da região. Para 2016, estão previstas 150 apresentações, que acontecerão em 16 municípios em vários estados, com estimativa de 300 espectadores por espetáculo.

Também via Lei Rouanet, o Instituto promove o projeto cultural Museu Itinerante, em São Pedro da Aldeia (RJ), que está apresentando a exposição “Arte/Água: Essenciais para a vida”. Além de uma mostra aberta ao público, o Museu conta com um programa de arte-educação, com a realização de workshops para professores da rede pública e privada, agentes culturais, artistas e outras pessoas interessadas. Junto com as oficinas, também é feita a distribuição de um livro de estudos que inclui as obras presentes na mostra.

Os educadores que participaram do workshop, agora, poderão trabalhar o tema em sala de aula e incentivar os alunos a se inscreverem no mês de junho, num concurso cultural que será realizado pelo Instituto Equipav, válido para todas as escolas municipais, estaduais e particulares do município.  A escola, o professor-coordenador e os alunos vencedores serão premiados e o IE também realizará uma exposição com os melhores trabalhos durante o mês de outubro.

Além de apoio via Lei Rouanet, há ainda outros projetos incentivados via FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes), Lei do Esporte e também Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS).

Com a participação no GIFE, Patrícia ressalta que o Instituto pretende conhecer iniciativas desenvolvidas pelos associados, a fim de trazer novos insumos ao trabalho que já vem sendo realizado. “Queremos estar alinhados às tendências do setor”, comenta.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional