Instituto General Motors recebe Presidente da Central Única das Favelas (CUFA) em evento sobre empreendedorismo social

Por: Instituto GM| Notícias| 12/12/2022

O Instituto General Motors (IGM) recebeu o Presidente da CUFA, Preto Zezé, em mais uma edição do “Pausa para o Café”, evento virtual que difunde o conhecimento sobre práticas ESG. Apresentando suas reflexões sobre empreendedorismo social, tema desta 5ª edição, o convidado discutiu o apoio do setor privado a negócios geradores de impacto positivo oriundos de favelas e periferias, refletindo sobre como as organizações podem ser incentivadoras dessas ações.

“Principalmente depois da pandemia, as empresas se aproximaram mais das favelas. Elas descobriram que lá tinham muitas coisas em comum com o ambiente corporativo. A favela produz seu próprio Compliance. Não devemos pensar na favela como um ambiente de carência, somente de problemas, é preciso pensar na favela como um ambiente de oportunidades e muitas empresas estão enxergando isso”, afirmou Preto Zezé, que cresceu na Favela das Quadras, em Fortaleza, e tem sua trajetória marcada pela luta contra as desigualdades sociais e a valorização da cultura das áreas periféricas.

Durante o evento, Preto Zezé destacou que o empreendedorismo social, além de gerar renda para comunidades, traz outros grandes benefícios para as empresas e a própria sociedade, inclusive apoiando o combate à discriminação. “É preciso que as empresas não entendam isso só como uma campanha de marketing, uma coisa pontual ou um evento, mas que possa fazer parte da conduta permanente da vida corporativa. O racismo prejudica o desenvolvimento e o faturamento das empresas, já que a população negra consome 1,7 trilhão de reais. Então se as empresas não reposicionam suas marcas, elas podem estar perdendo um nicho econômico importantíssimo.”

Para Adriana Quintas, Presidente do Instituto General Motors, o evento foi uma grande oportunidade para o público aprender sobre como o setor privado pode contribuir para a solução dos desafios impostos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) por meio do empreendedorismo social. “Receber o Preto Zezé, líder e referência em assuntos relacionados à cultura e negócios, para falar sobre um tema tão relevante, no Mês da Consciência Negra, foi uma honra. Nós promovemos a transformação social através da inovação e tecnologia, e queremos engajar cada vez mais as instituições e a sociedade no debate acerca da sustentabilidade.”

Em 2023, o evento seguirá sendo realizado pelo Instituto General Motors, convidando especialistas em assuntos conectados às práticas ESG para discutir o papel das organizações na contribuição aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional