Instituto GM discute justiça climática em evento virtual gratuito
Por: Instituto GM| Notícias| 24/06/2024O Instituto General Motors (IGM) promoveu, na sexta-feira (7), a 9ª edição do Pausa para o Café, com o tema “Justiça climática: como as organizações podem atuar para reduzir os impactos das alterações do clima?”. O evento on-line gratuito, que discute temas associados ao desenvolvimento sustentável, foi conduzido por Naira Santa Rita, especialista no assunto.
Embaixadora da BC Harvard & MIT 2024 e fundadora do Instituto DuClima, Naira é uma das referências do País no debate sobre justiça climática. Ao longo do encontro, Naira apresentou reflexões sobre como o Investimento Social Privado (ISP) pode atuar para contribuir com a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
“É preciso uma ação disruptiva de somar forças com as grandes empresas para que ocorra o desenvolvimento econômico e, em paralelo, a proteção climática. Precisamos dar ênfase aos direitos das pessoas que passaram por eventos climáticos extremos para que elas tenham oportunidade de recomeçar suas vidas”, afirmou a especialista em justiça climática.
Naira Santa Rita também trouxe uma perspectiva importante sobre a relação intrínseca entre justiça climática, racismo ambiental e desenvolvimento sustentável. As pessoas e comunidades em situação de maior vulnerabilidade social são justamente as mais suscetíveis aos impactos das mudanças climáticas e aos eventos climáticos extremos.
Daniela Kraemer, presidente do IGM, entende que o debate sobre justiça climática deve estar cada vez mais presente no âmbito do ISP. “Empresas, institutos e fundações precisam protagonizar os esforços para combater as mudanças climáticas por meio da Agenda ESG. Não podemos normalizar episódios como as recentes chuvas no Rio Grande do Sul.”
Em colaboração com a General Motors (GM), o IGM vem atuando em diversas frentes para atender as vítimas das enchentes no estado. Ao todo, a organização já arrecadou mais de R$ 1 milhão para apoiar a população do Rio Grande do Sul em diversas frentes.
Quem mais participou do evento?
Além da presença de Naira Santa Rita e Daniela Kraemer, esta edição do Pausa para o Café contou com a mediação de Audrey Wonghon, Electric Vehicles Infrastructure Growth Development Engineer da GM, e participação de duas convidadas internas da General Motors, que integraram o debate sobre justiça climática e desenvolvimento sustentável.
- Amanda Carvalho: Carbon & Nature Subject-matter Expert;
- Adriana Quintas: Culture, Diversity, Equity and Inclusion Regional Lead.