Instituto Hedging-Griffo completa dois anos de atividades

Por: GIFE| Notícias| 20/06/2005

No último mês de maio, o Instituto Hedging-Griffo (IHG) completou dois anos de atividade. Atualmente o IHG apóia cerca de 30 ONGs de educação não-formal ou complementar. Mais de 20 mil crianças, adolescentes, jovens e educadores vêm sendo beneficiados direta ou indiretamente por essas ações.

Há mais de 25 anos no mercado financeiro, a Hedging-Griffo criou o instituto buscando estender seu potencial para o campo social. Educação foi escolhida como prioridade por ser entendida como principal fator de promoção da cidadania e mudança da trajetória de vida de crianças e adolescentes da região metropolitana de São Paulo, onde são desenvolvidos os projetos.

A primeira ação aconteceu dentro da própria empresa, com o projeto Brincar e Ler para Viver, em parceria com funcionários voluntários, que cria espaços lúdicos (brinquedotecas e bibliotecas) em ONGs voltadas à educação complementar. Já foram montados 10 espaços e capacitados 83 educadores, que desenvolvem brincadeiras e contam histórias, atendendo cerca de 1.600 crianças.

Logo depois, surgiu o Programa Crescer, para o qual destina-se o maior investimento do instituto. A iniciativa visa o fortalecimento da ação educativa em ONGs que atendem crianças de 7 a 15 anos. Durante dois anos elas recebem apoio financeiro e técnico para fortalecerem sua ação pedagógica. Mais de 54 educadores já receberam capacitação técnica e estão disseminando o conhecimento dentro das organizações, que formam a Rede Crescer. Cerca de 17 mil crianças estão sendo beneficiadas.

Duas vezes por ano, o IHG promove passeios educativos para integração entre funcionários voluntários, educadores e educandos das instituições que fazem parte do Programa Crescer. É o Projeto Monitor Voluntário, do qual já participaram 400 crianças e mais de 100 voluntários, funcionários da Hedging-Griffo e seus amigos.

Já o projeto Teu Filho Nosso Mundo tem como objetivo ampliar o conhecimento dos funcionários sobre os desafios da educação e fortalecer a formação integral dos seus filhos, a partir de um programa de bolsas para atividades complementares (esportes, pintura, música, cursos de idiomas, entre outros).

A mais nova linha de atuação do IHG visa a inserção de jovens de 16 a 18 anos no mercado de trabalho. O Programa Mercado Jovem beneficia 10 projetos que contribuem para a preparação desses jovens, seguindo os seguintes eixos temáticos: diversidade, cooperativas, bolsas de estudo, ensino profissionalizante e geração de renda.

No início de junho, foi lançado um informativo eletrônico para divulgar as ações da organização, o Boletim IHG.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional