Instituto ibi consolida as linhas de investimento em 2009

Por: GIFE| Notícias| 26/01/2009

Consolidar as três linhas de apoio a projetos – formação e inserção de jovens no mundo do trabalho, experiências inovadoras de geração de renda e projetos em escala – é o foco do investimento do Instituto ibi para 2009.

Com base em sua meta de levar os projetos ao crescimento em escala, nove escolas receberão turmas do projeto Com.Domínio Digital, realizado pelo Instituto Aliança com apoio do Instituto ibi.

A ampliação foi possível por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Ceará, fruto do êxito da primeira turma, aberta em 2008, em Fortaleza, que formará 100 jovens ainda no primeiro semestre deste ano. As novas turmas reunirão 900 jovens de Fortaleza, Pacatuba e Pacajus, na região metropolitana, além de Sobral, no interior do Ceará.

O Com.Domínio Digital estrutura-se a partir de uma proposta de educação profissional de jovens, com foco no seu desenvolvimento pessoal e social e na sua formação empresarial, tendo como eixo central a construção dos seus planos de vida e carreira. Assim como no Ceará, o Instituto apóia o projeto em Pernambuco e em Minas Gerais.

No Rio de Janeiro, o Instituto dará suporte a mais uma turma do projeto de Formação Profissional em Pintura e Lanternagem da Recofia (Rede de Capacitação Profissional), que beneficiará 52 jovens. A Recofia foi criada pela rede de Concessionárias Fiat carioca e oferece qualificação para jovens que desejam atuar no ramo automotivo. A parceria com o Instituto ibi ocorre desde 2006, e, ano a ano, o projeto vem sendo aprimorado, trazendo resultados significativos na vida dos jovens.

No suporte a projetos de geração de renda, o Instituto apoiará a Eletrocooperativa, no terceiro e último ano da Usina de Produções, que, durante os dois primeiros anos, atuou na capacitação dos jovens para o mercado da música. Desde o primeiro ano, os jovens geram renda a partir de suas produções. Neste ano, além da consolidação dos negócios empreendidos pelos usineiros – Eletro Produções Artísticas e as bandas Preto Sábio 05 e Império Negro -, o projeto será ampliado, envolvendo mais 40 jovens, que iniciam a etapa de capacitação para serem futuros “”usineiros””, ou seja, gerarem recursos a partir de negócios sustentáveis no mercado da música.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional