Instituto Itaú Cultural lança edição 2005 do programa Rumos

Por: GIFE| Notícias| 14/03/2005

O Instituto Itaú Cultural lançou no início de março a nova edição do programa Rumos. Surgido em 1997 para incentivar a criação artística brasileira, apoiando a formação de talentos emergentes e a produção e difusão de suas obras, neste ano serão contempladas duas áreas: a educação não-formal e a arte contemporânea.

Até o dia 1º de junho, o Rumos vai receber inscrições para a categoria “”Artes Visuais””, de artistas cuja carreira tenha começado a partir dos anos 90, com produção recente ou projetos inéditos. Serão selecionados 60 portfólios, que vão compor o Mapeamento Nacional da Produção Emergente 2005/2006, a ser exibido em exposição em São Paulo, mostras itinerantes, livro e no site do instituto. A premiação inclui ainda a concessão de bolsas-ateliê no Brasil e no exterior para artistas que se destacarem durante o programa, em número e valor a serem definidos.

Serão aceitas obras produzidas a partir de 2003 ou inéditas, entre fotografias, esculturas, objetos, pinturas, gravuras, desenhos, instalações, videoinstalações, site specifics, intervenções, novas tecnologias e performances.

As duas edições anteriores da categoria, realizadas em 1998 e 2001, receberam 3.071 inscrições, destacando 153 artistas, entre eles Caio Reisewitz (SP), Caetano Dias (BA), Jorge Fonseca (MG), Juliana Stein (PR), David Cury (RJ) e Adriana Boff (RS).

Educação – Novidade neste ano, a categoria “”Educação, Cultura e Arte”” recebe até o dia 22 de junho inscrições de educadores que trabalham com cultura e arte para promover o desenvolvimento humano e a melhor inserção social de crianças e jovens. Os projetos devem contribuir para a construção da cidadania com estratégias criativas e didáticas, considerando o número de pessoas atendidas e o impacto na comunidade.

Serão escolhidos até cinco educadores, que participarão de ações de formação – cursos, workshops e palestras – e de articulação com instituições e profissionais da área. O programa prevê a publicação dos relatos das experiências dos selecionados na série Cadernos de Educação e Cultura e no site do Itaú Cultural, em 2006. Também serão oferecidos prêmios de R$ 5 mil para o educador e de R$ 10 mil para a instituição.

Para participar do programa Rumos, é necessário preencher o formulário disponível no site do Instituto Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br). A avaliação será feita por um comitê de seleção e uma comissão julgadora formados por profissionais da área, ambas independentes e com critérios pré-definidos.

Difusão – Ao longo de 2005, paralelamente ao processo de inscrições, o programa Rumos realizará ações de difusão das categorias mapeadas no ano passado (Música, Literatura-Audioficções e Jornalismo Cultural).

Na última semana, ocorreu a primeira temporada da Mostra Rumos Itaú Cultural Música, em São Paulo, com 16 dos 50 talentos selecionados. Ainda no primeiro semestre será lançada a Cartografia Rumos Itaú Cultural – uma caixa de 10 CDs com duas músicas de cada artista e as audioficções premiadas em Literatura. No segundo semestre, começa a veiculação da produção do laboratório de estudantes selecionados na categoria Jornalismo Cultural.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional