Instituto Jatobás celebra 20 anos de impacto social com iniciativas voltadas para Cultura, Educação e Inclusão Produtiva

Por: Instituto Jatobás| Notícias| 03/03/2025

A instituição impactou mais de 26 mil pessoas em 2024 e tem parceria com importantes players do mercado, como os bancos Santander e Sulamérica, a Rede D’Or, o Sebrae e o Senai

Participantes do programa de Iniciação Artística do Instituto Jatobás, que é oferecido no espaço cultural Centro Max Feffer de forma gratuita na sua unidade do Interior de São Paulo, que fica em Pardinho.

O Instituto Jatobás, que completa 20 anos em abril de 2025, avança com passos conscientes e sólidos em sua missão de transformação social por meio do acesso à Cultura, Educação e Inclusão Produtiva. Em 2024, a instituição já impactou mais de 26 mil pessoas com seus cursos, programas profissionalizantes e atividades culturais gratuitas voltadas para toda família dos dois territórios onde atua. 

“O futuro é construído por aqueles que acreditam no poder da cultura, da educação e da inclusão produtiva como motores para a mudança social”, destaca Carlos Gentil, Diretor Executivo do Instituto Jatobás.

Impacto do interior à capital

Para que essa transformação social aconteça, é fundamental contar com espaços culturais e educativos que ampliem os repertórios e estejam preparados para acolher as pessoas. O Instituto Jatobás conta com dois grandes centros culturais que funcionam no interior do Estado e na capital. Inaugurado em 2008 em Pardinho, região turística da Cuesta Paulista no interior de SP, o Centro Max Feffer atua como um importante centro comunitário e cultural da região. Com uma programação cultural gratuita, o espaço oferece atividades voltadas para a cultura raiz, bem-estar e empreendedorismo. Todas essas iniciativas são desenvolvidas com base na vocação  local e nas sugestões da população, sempre pensando em promover e valorizar a cultura, conservar o patrimônio imaterial e gerar um repertório amplo por meio de atividades artísticas como cinema, teatro e shows.

Além disso, o prédio – reconhecido mundialmente por sua arquitetura sustentável – atrai visitantes do Brasil e do exterior, reforçando o potencial econômico da região. 

No coração do centro cultural está a Biblioteca Pública de Pardinho que recebe um grande número de visitantes anualmente, e se tornou uma referência nas escolas e na rede de assistência social do município devido à alta participação das crianças nas atividades oferecidas. Além de incentivar o hábito de leitura desde cedo, a biblioteca também desempenha um papel importante no fortalecimento dos laços sociais, na promoção da inclusão digital e no estímulo à criatividade.

Já na capital paulista, o Instituto atua no Campo Belo com o espaço cultural Galpão Jatobás através de uma programação cultural fixa mensal e também com o foco no desenvolvimento de jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo trilhas formativas que combinam competências socioemocionais e formação técnica. A proposta é fortalecer a autoestima, revelar vocações e preparar as pessoas para o mercado de trabalho, conectando talentos a oportunidades reais. Vale destacar que também são oferecidas trilhas exclusivas para as mulheres, as trilhas formativas visam promover o protagonismo feminino, oferecendo capacitação profissional e incentivando o empreendedorismo. Assim, ampliamos oportunidades de geração de renda e inclusão produtiva.

A jovem Nicole Kamilly, participante do programa Prepara Trampo, voltado para capacitar jovens para o mercado de trabalho, compartilhou a importância dessa oportunidade para conquistar o seu primeiro emprego. “Quando conheci o curso, fiquei muito interessada. Ele me ensinou não só como ingressar no mercado de trabalho, mas também como me preparar para entrevistas, superar a timidez e melhorar minha comunicação”, conta Nicole.

Ao final, ela deixa uma mensagem para os jovens do Campo Belo que buscam seu primeiro emprego: “Se você quer aprender a se preparar para o primeiro emprego em um lugar onde se sinta acolhido, onde as pessoas vão te ensinar de verdade e te abrir portas para novas oportunidades, esse é o lugar. Venha e aproveite o que esse programa tem a oferecer”, conclui Nicole.


Inclusão Produtiva como ferramenta de Impacto

Os programas profissionalizantes oferecem cursos voltados para quem deseja empreender, apoiando desde a formalização de MEIs, em parceria com o Sebrae, até a estruturação de pequenos negócios. Além disso, oferece uma variedade de formações que capacitam o público em diversas áreas, proporcionando oportunidades de geração de renda extra e inclusão no mercado de trabalho. O objetivo é identificar e potencializar habilidades, criando condições para que as pessoas construam trajetórias sustentáveis de trabalho e se tornem cada vez mais protagonistas sociais em suas comunidades, gerando um impacto duradouro.

No Brasil, a cada 10 pessoas, seis têm o objetivo de abrir o próprio negócio no país, o que revela o segundo relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM). A pesquisa teve apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O protagonismo feminino na transformação social

No Campo Belo, o protagonismo feminino se reflete no papel das mulheres como principais responsáveis pelo lar. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2024, indicam que uma em cada três mulheres (34%) assume essa função no Brasil. Esse quadro também revela outros desafios que as mulheres têm por conta dessa condição: dificuldades para ingressar no mercado de trabalho, seja pela falta de tempo, educação ou capacitação.

Diante desse cenário, o Instituto Jatobás desenvolve o programa Mulheres Que Transformam na região do Campo Belo desde 2023, voltado para a autonomia financeira feminina, com foco no empreendedorismo e na inclusão produtiva. O programa visa identificar talentos, criar condições para que as mulheres construam trajetórias sustentáveis de geração de renda e se tornem protagonistas sociais em suas comunidades.

ESG na prática

O terceiro setor representa uma oportunidade estratégica para investimentos de alto impacto, gerando não apenas transformações sociais significativas, mas também fortalecendo o posicionamento de empresas e investidores alinhados aos princípios ESG (ambiental, social e governança).  Parcerias com organizações como o Instituto Jatobás potencializam o alcance e a efetividade dessas iniciativas, promovendo um desenvolvimento socioeconômico sustentável e consolidando um legado de inovação e responsabilidade social. 

Com apoio de empresas como Santander, Sulamérica, Rede D’Or, Sebrae e Senac, o Instituto Jatobás segue ampliando seu impacto social, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e sustentável para diversas comunidades.

Para 2025, a previsão é consolidar e expandir as parcerias, destinando os investimentos para fortalecer o empreendedorismo feminino em Campo Belo, impulsionar o turismo no interior e viabilizar o programa de formação de pessoas artesãs.

“Nossas iniciativas estão alinhadas com os compromissos dos investidores privados, fortalecendo o impacto social por meio de parcerias estratégicas”, reforça Carlos Augusto.

Sobre o Instituto Jatobás

Completando 20 anos de atuação, o Instituto Jatobás administra dois centros culturais com programação gratuita e desenvolve programas voltados à geração de renda e à inserção no mercado de trabalho. Por meio de suas trilhas formativas, promove o fortalecimento da autoestima e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e técnicas, fornecendo às pessoas ferramentas e o conhecimento necessários para transformar suas vidas. A missão do Instituto é reduzir a desigualdade social, promovendo cultura e educação como caminhos para um futuro mais justo e sustentável.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional

Translate »