Instituto JCPM é o mais novo associado do GIFE

Por: GIFE| Notícias| 10/10/2016

Elevar o potencial de empregabilidade de jovens, ampliar seus conhecimentos gerais, estimular a leitura e proporcionar orientação comportamental que garanta melhores oportunidades àqueles que estão iniciando a vida profissional tem sido a missão do Instituto JCPM de Compromisso Social. A organização atua, desde sua criação em 2007, prioritariamente, com jovens de 16 a 24 anos moradores do entorno dos empreendimentos do Grupo JCPM.

Neste período, as ações do Instituto JCPM apoiaram a formação de cidadãos mais conscientes e conectados com as demandas atuais em Recife (PE), Salvador (BA) e em Fortaleza (CE), e já impactaram 12 mil jovens com iniciativas como elevação de escolaridade, cursos pré-vestibular e de férias, qualificação profissional, formação empreendedora e capacitação a partir da Lei da Aprendizagem.

Os trabalhos do IJCPM tiveram início por meio de parcerias com escolas públicas de Brasília Teimosa, bairro do Recife. O objetivo central era levar projetos complementares ao realizado pelo ensino público, de forma a potencializar a capacidade de aprendizado. As atividades aconteciam nas salas de aula do equipamento público, sob a coordenação da equipe do instituto. Com o surgimento de novos programas, o IJCPM abriu uma unidade própria que abriga todas as suas atividades: o Espaço Jovem Rumo ao Futuro, localizado em Recife.

A organização acredita que as iniciativas que visam a elevação da escolaridade promovem melhor desempenho no mercado de trabalho. Nesse sentido, o IJCPM oferece oficinas de português, matemática, inglês e informática. Os jovens interessados devem estar matriculados ou ter concluído o Ensino Médio. As turmas são semestrais e oferecidas nas unidades do Recife, de Salvador e de Fortaleza. As oficinas utilizam metodologia que aborda aspectos conceituais, procedimentais e principalmente atitudinais dos conteúdos. A preocupação com a educação integrada e integradora associa as vivências cotidianas sociais e culturais, promovendo posturas condizentes com o mundo corporativo.

Além disso, o Instituto oferece também gratuitamente curso pré-vestibular e auxiliar no processo de seleção dos jovens para as universidades e faculdades, em parceria com o Colégio Motivo no Recife. São cerca de 70 jovens beneficiados todo o ano. Cursos de aperfeiçoamento e formação empreendedora também estão entre as frentes de atuação do Instituto.

Articulando parcerias com instituições de referência como SENAI e SENAC, o IJCPM tem sido grande impulsionador da inclusão profissional de moradores do entorno das unidades de negócio do grupo, por meio de cursos de qualificação técnica e da criação de um Banco de Talentos para fazer o cruzamento entre os que procuram uma oportunidade de trabalho e os empresários que precisam de mão de obra qualificada.

A diretora de Desenvolvimento Social do Grupo JCPM, Lúcia Pontes, conta que a associação ao GIFE permite a troca de experiências. “Conhecemos o GIFE e as instituições associadas. Fazer parte dessa articulação nos possibilita a atualização das tecnologias sociais, além da articulação entre organizações com perfis similares para discussão qualificada”, destaca.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional