Instituto Mosaic alcança quase 300 mil pessoas com atividades em 2022

Por: Instituto Mosaic| Notícias| 22/05/2023

Marcado por desafios trazidos pela fase de recuperação econômica pós-pandemia, o ano passado foi um período de evolução, reconstrução e busca por solidez para promover transformações sociais. Com esse foco, o Instituto Mosaic, ligado a Mosaic Fertilizantes, investiu mais de R$ 7,8 milhões em ações que beneficiaram 289 mil pessoas e 300 instituições, de 23 cidades em nove Estados brasileiros.

Os dados são do Relatório Anual de Atividades, documento em que apresenta as informações consolidadas das ações realizadas pela entidade ao longo de 2022, sempre em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

“A nossa atuação está diretamente relacionada à estratégia ESG da Mosaic Fertilizantes, e busca deixar um legado positivo, apoiando a transformação social a partir da construção de bases sólidas que proporcionem o desenvolvimento das comunidades, alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das ONU”, afirma Paulo Eduardo Batista, diretor-executivo do Instituto Mosaic. “Neste contexto, no ano passado, consolidamos nosso modelo de atuação e, por meio do diálogo estreito com as comunidades e parceiros, fortalecendo ainda mais as relações de confiança, formato que potencializa soluções assertivas e amplia o nosso olhar para a pluralidade das comunidades e suas necessidades diversas”, completa.

Com a atuação dividida entre os quatro pilares: AlimentAção, Água, Educação e Desenvolvimento Local, os projetos apoiados pelo Instituto fomentam iniciativas voltadas promoção de agricultura sustentável, educação ambiental, empreendedorismo e muitas outras.

Projetos e impactos

AlimentAção

Em linha com a missão da Mosaic Fertilizantes, de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa e garantir a segurança alimentar, os programas AlimentAção, Banco de Alimentos e Village asseguram o acesso de comunidades vulneráveis à nutrição e contribuem para a geração de renda com o aumento da produtividade da agricultura familiar.

No último ano, o programa AlimentAção alcançou mais de 25 mil pessoas diretamente, somando alunos e professores envolvidos nas atividades, no total, foram mais de 30 mil pessoas beneficiadas direta e indiretamente, em sete municípios de Minas Gerais, Sergipe e Goiás. A iniciativa capacita professores, com conteúdo de sala de aula, implementação de hortas escolares, e apoia na gestão estratégica para consolidação de bancos de alimentos.

Ao todo, 61 escolas municipais e estaduais participaram das ações e 21 hortas foram criadas, sendo quatro delas sensoriais, proporcionando a inclusão de alunos com deficiência. A iniciativa é fruto do alinhamento com a estratégia da Mosaic Fertilizantes em incorporar redes de Inclusão nas plataformas de atuação.

Já o Programa Village Brasil, desenvolvido em parceria com The Mosaic Company Foundation e realizado em Barreiras (BA) e Balsas (MA), atendeu 240 pessoas em 2022, contribuindo para o aumento de 230% na renda dos agricultores locais, por meio do fomento à produtividade da agricultura familiar, ampliação do acesso à água para cultivo dos alimentos. Além de promover a realização de atividades curriculares, o programa atua como facilitador na proximidade do produtor com o mercado.

Em resposta a um cenário de agravamento da fome no mundo, em que a insegurança alimentar atinge 29,3% da população mundial, segundo dados da ONU, o instituto trabalhou no projeto Banco de Alimentos com a finalidade de contribuir para a efetividade de políticas públicas, apoiando iniciativas de abastecimento e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) por meio da arrecadação e doação de alimentos. Com as atividades, mais de 600 famílias foram beneficiadas e mais de 5.600 kits de alimentos doados por mês nas cidades de Rosário do Catete (SE) e Uberaba (MG).

Água

Valorizar e incentivar boas práticas de gestão de recursos hídricos, apoiando projetos desenvolvidos por organizações sociais e instituições de ensino superior e pesquisa, estão entre os objetivos do Edital da Água, programa promovido desde 2019. Ao longo dos anos de atuação, o projeto contabiliza quase 20 mil árvores plantadas, mais de 10 mil m² de área preservada e 80 nascentes recuperadas, mais de 200 sistemas de captação de água instalados e mais de 5 mil capacitações em práticas ambientais desenvolvidas.

Educação

Nesse pilar, o programa Educa atua diretamente na promoção da educação infantil por meio do incentivo à leitura e alfabetização, com qualificação de educadores, e também pela construção de Salas do Conhecimento, acesso ao ambiente digital e reorganização dos espaços escolares, mediante reformas e construções junto a parceiros do poder público.

Em 2022, atendeu mais de 400 alunos, construiu uma escola e capacitou mais de 40 professores. Os municípios onde as ações foram realizadas desde a implantação do programa foram Candeias (BA), São Luís (MA), Rondonópolis (MT), Uberaba (MG) e Tapira (MG), com capacitações a 290 educadores, além da construção de uma unidade escolar em Tapira.

Desenvolvimento Local

Como forma de empoderar as comunidades locais, o Instituto Mosaic investe na gestão eficiente e organizada pelo aprimoramento da visão de um modelo de negócio para as cooperativas. Em 2022, o projeto atendeu em Cajati (SP) e Paranaguá (PR) três cooperativas de coleta e triagem e resíduos, impactando diretamente no desempenho das organizações.

O Instituto Mosaic tem estruturado o seu Programa de Voluntariado que tem como objetivo promover atividades de engajamento em causas sociais olhando sempre o desenvolvimento das localidades. No último ano, estiveram envolvidos nas ações milhares de voluntários que contribuíram para arrecadação de 146 mil toneladas de alimento entre outras ações que beneficiaram mais de 77 mil pessoas.

Sobre a Mosaic Fertilizantes

Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, por meio da Mosaic Fertilizantes, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. Presente em mais de dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo, de forma segura, sustentável, inovadora e inclusiva. Para mais informações, visite www.mosaicco.com.br. Conheça nossos canais de conteúdo Nutrição de Safras e NutriMosaic. Siga-nos no FacebookInstagram e LinkedIn.

Informações para a imprensa, favor contatar: CDN | [email protected]

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional