Instituto Nextel capacita jovens em situação de risco social

Por: GIFE| Notícias| 26/07/2010

Em São Paulo 134 alunos se formaram no programa Conexão Direta com o Futuro, por meio do curso de “Teleatendimento e Informática” e outros 28 estudantes receberam o diploma do curso de “Web Design” pelo programa Conexão Digital, sendo que dois já foram contratados pela AgênciaClick, parceira do Instituto. Em Salvador são 117 formandos pelo Conexão Direta e no Rio de Janeiro outros 87 jovens receberão seus certificados no dia 28 de julho.

Os cursos do Instituto Nextel são voltados para jovens de 16 a 24 anos, em situação de risco social, que tenham concluído o ensino médio ou que sejam estudantes de escolas públicas. Os interessados devem participar de um processo seletivo que acontece sempre nos meses de maio e outubro. Além de toda a infraestrutura das unidades, os alunos recebem ticket alimentação (cesta familiar), material didático e pedagógico, uniforme e têm acesso a bens culturais, onde participam de excursões diversas, visitas a museus, teatros, entre outras atividades.
Desde o início das atividades do Instituto Nextel, em 2007, mais de 800 jovens já foram beneficiados pelos cursos de formação integral.
O Conexão Direta com o Futuro tem duração de seis meses, com quatro horas diárias e uma grade curricular que contempla aulas de português, matemática, inglês, informática, técnica de atendimento a clientes e de vendas, além de expressão corporal. Na parte prática (vivência), os jovens têm a oportunidade de conhecer o ambiente real do mundo do trabalho, nas áreas de call center, assistência técnica e vendas da empresa. Em paralelo, são realizadas oficinas de discussão que englobam temas de reflexão sobre a relação familiar e convivência coletiva, instigando o autoconhecimento e valorizando uma formação integral.
Já o Conexão Digital, em parceria com a AgênciaClick, é um curso de Web Design, com grade curricular que contempla lógica de programação, educação financeira, comunicação, empreendedorismo e vivência. São 140 horas de duração, em aulas que acontecem duas vezes por semana, para alunos que já tenham concluído o curso do programa Conexão Direta com o Futuro, em um projeto de educação continuada, que tem como objetivo desenvolver competências na área de tecnologia para inserção no mercado de mídias digitais.
“O intuito do Instituto Nextel é formar o aluno de forma global, para que ele se torne um agente do processo de desenvolvimento pessoal e familiar. Geralmente esses jovens nos procuram objetivando uma formação específica e ao término do curso eles demonstram que aprenderam a pensar em cidadania a partir da vivência no Instituto”, declarou Wandreza Ferreira, gerente de Responsabilidade Social da Nextel e diretora do Instituto Nextel.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional