Instituto Oi Futuro lança edital de apoio a projetos culturais

Por: GIFE| Editais| 11/01/2016

O Instituto Oi Futuro e a empresa Oi lançaram a 13ª edição do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, com a proposta de reconhecer e valorizar a diversidade cultural brasileira e democratizar o acesso à cultura. Com o slogan “A cultura não para”, o programa deste ano busca estimular novas linguagens artísticas, apoiando criações que proponham e promovam o cruzamento entre arte, ciência e tecnologia, e a convergência de meios e de suportes.

“Com este edital, a Oi reafirma seu compromisso com a cultura brasileira e com a inovação, pois estamos sempre atrás de novas ideias, de propostas que nos surpreendam”, comenta Roberto Guimarães, gestor de Cultura do Oi Futuro.

O programa contempla duas linhas de investimento. A primeira é a Seleção Nacional de Projetos Culturais 2015/2016, que é direcionada a projetos inscritos por pessoas jurídicas e apoiados por Leis Estaduais de Incentivo à Cultura em todo o Brasil.

Serão aceitas inscrições nas seguintes categorias: Artes Cênicas (montagens e apresentações de espetáculos inéditos para adultos e crianças e realização de festivais); Artes Visuais (idealização e montagem de exposições inéditas, bienais e festivais); Audiovisual (mostras e festivais, finalização e distribuição de filmes de longa metragem e exibições); Cultura Popular (festivais e mostras); Dança (produção de festivais); Intermídia (exposições, espetáculos e eventos com ênfase na convergência de linguagens); Literatura (feiras e festivais); Música (produção e realização de shows e festivais); e Tecnologia e Novas Mídias (criação e desenvolvimento de jogos eletrônicos e aplicativos culturais e/ou artísticos, seminários e Mobile Art).

Todas as propostas serão avaliadas por uma Comissão, formada por especialistas nas diversas modalidades artísticas e de origem regional variada, e envolve também a participação de profissionais do Oi Futuro e da Oi. A banca de seleção levará em conta alguns critérios de avaliação, como o alinhamento às diretrizes do edital, o uso inovador da tecnologia na produção artística e a produção de conteúdo digital que apresente possibilidades de veiculação para  promoção do projeto nas mídias da Oi e do Oi Futuro.

Já a segunda linha de investimento diz respeito à Seleção da Programação dos Centros Culturais Oi Futuro 2015/2016, localizados na cidade do Rio de Janeiro (nos bairros de Ipanema e Flamengo). Esta linha de apoio é voltada para projetos inscritos por pessoas jurídicas na Lei Estadual de Incentivo à Cultura do estado, que se identifiquem com perfil curatorial dos espaços.

Poderão concorrer iniciativas nas categorias: Artes Cênicas (montagens e apresentações de espetáculos inéditos para adultos e crianças, festivais, seminários e debates); Artes Visuais (idealização e montagem de exposições inéditas, performances, festivais, seminários e debates); Audiovisual (mostras, festivais, cineclubes, seminários e debates); Dança (produção e montagens de espetáculos inéditos, festivais, seminários e debates); Música (produção e realização de shows, festivais, seminários, conferências e debates); Intermídia (exposições, eventos, espetáculos de artes integradas, com ênfase na convergência de linguagens); e Pensamento (seminários, encontros, conferências, ciclos de palestras e debates).

É importante ressaltar que os projetos selecionados serão pautados de acordo com a disponibilidade da grade de programação dos centros culturais Oi Futuro, independentemente do período de realização apontado pelo proponente no ato da inscrição.

Os projetos nesta linha de apoio também serão avaliados por uma Comissão, que irá analisar as propostas a partir de critérios como a excelência artística, relevância conceitual e temática; adequação do projeto aos espaços físicos disponíveis; compatibilidade entre proposta, orçamento e tempo de execução; e capacidade de realização do proponente.

Os interessados em concorrer poderão fazer sua inscrição até o dia 21 de janeiro pelo site: www.oifuturo.org.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional