Instituto Orizon Social apresenta Relatório 2025 e lança programa de educação ambiental
Por: Instituto Orizon Social| Notícias| 06/07/2026
O Instituto Orizon Social iniciou o segundo semestre de 2026 com dois importantes marcos: a publicação do Relatório Anual de Atividades 2025 e o lançamento do ERAS, um programa de educação ambiental voltado a estudantes do Ensino Fundamental II.
Essas iniciativas refletem o movimento do Instituto em consolidar resultados, fortalecer parcerias e desenvolver novas estratégias para ampliar o impacto social e ambiental nos territórios onde atua.
Relatório reúne resultados em 47 municípios
O Relatório Anual de Atividades 2025 apresenta um panorama das ações realizadas pelo Instituto Orizon Social nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
Ao longo do ano, mais de 69 mil pessoas foram alcançadas direta ou indiretamente por projetos voltados à:
- educação ambiental
- cultura da circularidade e de baixo carbono
- desenvolvimento local
- protagonismo juvenil
O documento também destaca a ampliação da rede de parceiros, que passou a contar com 153 instituições, entre escolas, universidades, organizações e atores locais envolvidos na implementação das iniciativas.
Entre os programas realizados em 2025, estão:
- Experiência Circular
- Jornada X Orizon
- Escolas em Rede
- Desafio Comunidade Sustentável
- Impulso Programa de Voluntariado
- Diagnóstico Socioeconômico
- Inspiral
- Prêmio Geração 360º
Além das ações nos territórios, o Instituto participou de agendas nacionais e internacionais relacionadas à sustentabilidade e ao investimento social privado, como:
- COP30
- Congresso GIFE
- Impact Minds – Latimpacto
- ENEB
ERAS aposta em aprendizagem com jogos
Em junho, o Instituto lançou oficialmente o ERAS, um programa de educação ambiental que apoia escolas na abordagem de temas socioambientais por meio de uma metodologia lúdica.
A proposta utiliza um jogo de tabuleiro como ferramenta pedagógica para trabalhar, de forma interdisciplinar, conteúdos como:
- mudanças climáticas
- gestão de resíduos
- consumo consciente
- sustentabilidade
Durante cerca de um mês, estudantes organizados em equipes enfrentam desafios e missões com mediação de educadores, mobilizando conhecimentos de:
- Matemática
- Linguagens
- Ciências Humanas
- Ciências da Natureza
A metodologia foi construída por meio de um processo de cocriação, envolvendo mais de 100 participantes — entre jovens, educadores e especialistas — além de testes em escolas antes do lançamento oficial.
O ERAS foi apresentado no dia 19 de junho, na Arena B3, em São Paulo, durante evento que reuniu educadores, estudantes, organizações parceiras e representantes da sociedade civil.