Instituto Pão de Açúcar apresenta resultados e promove formatura de 1.200 jovens

Por: GIFE| Notícias| 04/04/2005

Na última terça-feira (29/3), em São Paulo, o Instituto Pão de Açúcar realizou a cerimônia de conclusão dos cursos de seus programas de qualificação educacional e preparação profissional. O evento reuniu 1.200 formandos e teve como tema a Festa do Protagonismo Jovem. Na mesma noite, foi divulgado um balanço sobre os resultados do trabalho da organização.

Desde 1998, já foram mais de 102 mil crianças e jovens atendidos, em 7 cidades de todo país. Apenas em 2004, os programas tiveram 11 mil participantes, numa média de 3 mil crianças e jovens em atividades diárias dentro das Casas do instituto – centros educacionais próprios – ou em instituições conveniadas.

Fundado e presidido por Ana Maria Diniz, o Instituto Pão de Açúcar de Desenvolvimento Humano é o agente de responsabilidade social da Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar). No ano passado, a organização recebeu investimento de R$ 11 milhões e, para esse ano, o orçamento é de R$ 12 milhões.

Os programas são dirigidos a crianças e adolescentes de 7 a 18 anos, envolvendo qualificação educacional, preparação profissional e desenvolvimento social e comunitário. Também trabalham competências como música, artes e empreendedorismo para os participantes, suas famílias e comunidades com as quais se relacionam.

As atividades acontecem nas Casas do instituto – presentes nas cidades de São Paulo (SP), São Caetano do Sul (SP), Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Brasília (DF) – e em instituições conveniadas, que recebem investimentos do Pão de Açúcar para estrutura, metodologia e materiais didáticos. Esses núcleos educacionais contam com salas de aulas, laboratórios de informática e espaço de convivência.

Para ampliar ainda mais suas ações e criar uma grande rede de influência e transformação social, o instituto tem promovido a transferência de conhecimento e tecnologia social para ONGs e instituições públicas e privadas. A conquista mais importante aconteceu no ano passado, quando foi firmada parceria com a Prefeitura de São Paulo e o Banco Santander para a implantação do programa Acordes, de formação em música, em 4 unidades do Centro Educacional Unificado (CEU), da prefeitura.

O objetivo para 2005 é continuar esse trabalho e propagar o conhecimento e o conceito de desenvolvimento de competências por meio de parcerias com organizações públicas, privadas e da sociedade civil, capacitando escolas e investindo na formação dos educadores.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional