Instituto Paulo Montenegro leva metodologia para México

Por: GIFE| Notícias| 26/06/2006

A metodologia do programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso), que estimula o uso das pesquisas de opinião como instrumento pedagógico, começa a ser implantada no México. O trabalho, criado pelo Instituto Paulo Montenegro em parceria com a ONG Ação Educativa, promove o uso pedagógico da pesquisa de opinião em escolas públicas.

No início de maio Marilse Araújo, coordenadora do programa, e Thais Bernardes, assessora, foram ao país latino para acertar os últimos detalhes do projeto piloto que será aplicado na cidade de Puebla, numa parceria com a ONG Contracorriente, do Observatorio Ciudadano, e IBOPE AGB México, associada ao IBOPE no Brasil. Além do México, Argentina e Chile já têm projetos encaminhados, e Colômbia e Portugal devem iniciá-los ainda neste ano.

A parceria nasceu em novembro de 2005, quando Judith Cubas, educadora da Contracorriente, participou do IV Congresso IBOPE UNESCO, realizado anualmente em São Paulo desde 2002. Foram definidas as escolas que participariam do projeto piloto e, neste mês, foi realizada a primeira oficina de formação inicial na metodologia com os educadores da cidade de Puebla.

O tema da pesquisa realizada pelos educadores na oficina de formação foram os acontecimentos do 1º de maio no México. Uma campanha em todo o país para que os mexicanos não comprassem produtos norte-americanos tomava o país neste dia, em solidariedade às manifestações de imigrantes que ocorriam simultaneamente nos Estados Unidos contra o endurecimento da legislação de imigração. Os recursos enviados pelos imigrantes em território norte-americano são a 3ª maior fonte de divisa do México.

Já foram agendadas, durante a oficina, as datas para os próximos encontros que acontecerão em todas as escolas envolvidas da cidade de Puebla. “”Acreditamos que a experiência será exitosa, com a colaboração de professores desejosos de transformar suas práticas educativas por meio de inovações pedagógicas””, afirmou.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional