Instituto Península firma parceria com o MEC e leva educação esportiva para todo o país

Com o objetivo de potencializar a formação esportiva e disseminá-la no cotidiano das escolas brasileiras, o Instituto Península firmou uma parceria com o Ministério da Educação (MEC) para levar aos professores da rede pública de educação básica os cursos do Programa Impulsiona, que abrangem as modalidades esportivas do Mais Educação.

Impulsiona é o programa de educação esportiva do Instituto Península que utiliza o esporte como ferramenta de formação integral dos alunos. Ele oferece cursos de formação, material didático e dicas de atividades multidisciplinares que podem ser desenvolvidas pelas escolas. Todo o conteúdo é gratuito.

“O Impulsiona chega nas escolas gratuitamente com cursos on-line e oficinas presenciais. Há conteúdos e metodologias que professores e coordenadores pedagógicos podem aplicar para vários esportes”, explicou a diretora do Instituto Península, Heloísa Morel.

Para potencializar a inclusão de novos esportes no cotidiano das escolas de todo o Brasil, o programa aborda modalidades sugeridas no Novo Mais Educação como judô, karatê, luta olímpica, taekwondo, capoeira, esgrima, ginástica rítmica, basquete, futebol, handebol, rúgbi, futebol de cinco, atletismo, natação, tiro com arco, golfe, badminton, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, vôlei sentado, hóquei e goalball.

Os cursos do Impulsiona são abertos a todos os docentes. “Temos conteúdos específicos para professores de educação física, mas estamos promovendo a interdisciplinaridade da competência com outras matérias. Nos esportes coletivos, os alunos aprendem muito sobre resiliência e determinação, algo que um professor de matemática, por exemplo, pode usar para contribuir com a aprendizagem do aluno”, acrescentou Heloísa.

A meta do programa é alcançar 10 mil escolas até o fim de 2017 e 30 mil até 2020. Este ano, os cursos presenciais serão realizados em São Paulo, onde estão previstas 24 oficinas. Nos demais estados, será oferecida a formação on-line.

Como participar

Para participar do Impulsiona, o professor deve se cadastrar na página eletrônica do Programa, acessando o site (clique aqui).

Notícias relacionadas