Instituto Razão Social apóia encontro sobre alfabetização

Por: GIFE| Notícias| 15/08/2005

O Instituto Paulo Montenegro, o Instituto Razão Social, a ONG Ação Educativa e a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) realizam, de 7 a 9 de setembro, em São Paulo (SP), o 1º Encontro LEMA (Leitura, Escrita e Matemática para Alfabetização).

O evento reunirá instituições que combatem o analfabetismo funcional em todo o país, para discutir as melhores práticas de promoção de leitura, escrita e matemática. O objetivo é sistematizar as ações e propor atuações conjuntas, ampliando o alcance e a eficácia dos projetos voltados à melhoria dos níveis de alfabetismo funcional da população brasileira.

Um comitê de 33 especialistas em letramento, alfabetização, matemática e educação de jovens e adultos selecionou os projetos que serão apresentados no encontro. Scott Murray, diretor do Instituto de Estatística da Unesco, apresentará um estudo comparativo sobre analfabetismo funcional no mundo e a relação entre crescimento econômico, trabalho e alfabetismo funcional.

Durante o 1º Encontro LEMA, também serão divulgados os resultados do INAF 2005 (Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional), que mediu as habilidades do brasileiro em leitura e escrita, e lançados o INAF Empresarial, ferramenta para medir o alfabetismo funcional em empresas, e o Prêmio INAF, para destacar os melhores projetos acadêmicos e teses sobre o tema.

O LEMA conta com o apoio do GIFE, Instituto Ethos, Rits (Rede de Informações para o Terceiro Setor), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Consed (Conselho Nacional dos Secretários Estaduais da Educação), Udemo (Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo) e Rede Solidária.

Outras informações estão disponíveis no site www.lema.org.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional