Instituto Rio seleciona iniciativas socioculturais na Zona Oeste do Rio de Janeiro

Por: GIFE| Editais| 09/11/2015

O Instituto Rio está com inscrições abertas para seu edital 2016 que visa apoiar projetos socioculturais na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ). Nesta edição, a ideia é incentivar o desenvolvimento de iniciativas para fortalecer a Universidade Comunitária da Zona Oeste.

Poderão participar do processo seletivo instituições e grupos informais que atuam na região e realizem atividades voltadas para atender: a) a Rede do Instituto Rio, por meio da realização de atividades de formação continuada – oficinas, seminários, conferências, capacitações – eventos culturais, atividades de comunicação etc. e: b) as comunidades locais. Nesta frente de ação, serão apoiadas iniciativas nas áreas: ações afirmativas: raça, gênero e protagonismo jovem; economia criativa e solidária; arte e cultura; geração de trabalho e renda; tecnologias sociais; desenvolvimento comunitário e institucional; direitos humanos, justiça social e cidadania;  direitos sexuais e reprodutivos; comunicação comunitária e acesso às tecnologias digitais; educação afirmativa; desenvolvimento socioambiental; esporte e saúde.

Ao todo, o Instituto Rio doará, por meio do Fundo Vera Pacheco Jordão, o montante de R$ 264 mil para apoiar um total de 12 projetos, que deverão ser executados no prazo de até um ano.

As propostas serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios de seleção: adequação da proposta às normas e critérios do edital; propostas que visem à implantação de um modelo de atuação eficaz; projetos que demonstrem caráter inovador e com potencial de replicação; capacidade técnica e de gerenciamento da entidade; alinhamento da proposta com a missão da organização; capacidade da entidade para o trabalho em rede e formação de parcerias; viabilidade da proposta em relação aos recursos oferecidos; e apresentação de uma estratégia clara de continuidade do trabalho.

Os interessados em participar do processo de seleção devem acessar o regulamento, preencher a ficha de inscrição disponível no site do Instituto e enviar até o dia 25 de janeiro de 2016. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional