Instituto Rogerio Steinberg promove 2º Fórum de Altas Habilidades/Superdotação

Por: GIFE| Notícias| 07/05/2012

* Daniele Próspero – especial para o redeGIFE

Com a proposta de reunir empresas, universidades e terceiro setor para debater a importância da geração de oportunidades para o desenvolvimento do jovem talentoso, o Instituto Rogerio Steinberg (IRS) promove o 2º Fórum de Altas Habilidades/Superdotação, no dia 24 de maio, no Rio de Janeiro.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, em média, a proporção de pessoas com altas habilidades – aquelas com três peculiaridades essenciais: habilidade acima da média, envolvimento com a tarefa e criatividade – varia entre 3% a 5% da população de um país. No entanto, poucas são as escolas, empresas ou universidades que têm processos de identificação destes jovens, fazendo com que estes permaneçam invisíveis para a sociedade.

“Por isto, nesse ano, temos a expectativa de disseminar ainda mais o tema. Afinal, acreditamos que o investimento na formação de jovens talentos é um ativo para o futuro. E, a valorização do capital intelectual, pode atuar como elemento articulador na geração de riquezas e no desenvolvimento social e econômico do Brasil”, comenta

Tamar Kullock, vice-presidente do Instituto Rogerio Steinberg, destaca a importância do jovem ter a consciência de todas as suas habilidades, agregando-as a sua identidade. “Só assim poderá alcançar toda a sua potencialidade. Por isto, mais do que desenvolver as Altas Habilidades/Superdotação, se faz necessário trabalhar com a inteligência emocional, o potencial criativo e a capacidade relacional das pessoas”.

Segundo Tamar Kullock, o Fórum pretende ainda discutir de que forma o mundo do trabalho reconhece e forma protagonistas para transformações sociais. “Valorizar o capital humano é fundamental para o meio empresarial, pois os recursos humanos são um dos principais responsáveis pelo desempenho das empresas e constituem vantagens competitivas num mercado cada vez mais exigente. Assim, as empresas que adotarem em sua prática de gestão de pessoas, a identificação e o reconhecimento destes jovens, poderão se beneficiar ao aproveitar melhor as suas potencialidades, reforçando assim a sua retenção na empresa”, enfatiza.

O Fórum contará com palestras de representantes da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), TIM Brasil, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Faculdade Moraes Júnior Mackenzie Rio, People On Time, Instituto Helena Antipoff (IHA) – Secretaria Municipal Educação (SME), Instituto Rogerio Steinberg (IRS), Instituto Lecca (ILECCA), Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (ISMART) e Vila Olímpica da Maré (VOM).

O evento terá ainda um debate com a presença de Cristina Maria Carvalho Delou, Presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD), sobre os avanços das políticas públicas sobre Altas Habilidades/Superdotação.

Evento: 2º Fórum de Altas Habilidades/Superdotação

Data: 24 de maio de 2012

Horário: das 8h às 13h

Local: Auditório FIRJAN (Av. Graça Aranha, 1, 13º andar – Centro – Rio de Janeiro)

Inscrições: pré-inscrição e informações no site: www.irs.org.br

O evento é gratuito e as vagas são limitadas!

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional