Instituto Ronald McDonald completa 10 anos de atuação

Por: GIFE| Notícias| 20/04/2009

O Instituto Ronald McDonald comemora em abril, 10 anos de atuação no combate ao câncer infanto-juvenil no país. Desde a fundação do IRM, todos os anos, mais de 30 mil pequenos pacientes e seus familiares vêm recebendo, em uma das cerca de 100 instituições cadastradas, tratamento de qualidade e todo o suporte necessário para vencer esta delicada batalha pela vida.

Estruturado nos moldes da Ronald McDonald House Charities, que atua em outros 50 países, o Instituto é a representação no Brasil de um sistema beneficente global em benefício das crianças e adolescentes. A organização identifica as demandas prioritárias no combate ao câncer infanto-juvenil e propõe Programas – Casas Ronald McDonald, Diagnóstico Precoce e Tsuru – que propiciem o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e tratamento de qualidade.

Além disso, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), tem participado ativamente na definição e implantação de estratégias de combate à doença.

As realizações alcançadas durante a última década se tornaram possíveis graças à mobilização da sociedade, que contribui regularmente ou ocasionalmente com o Instituto Ronald McDonald através de campanhas como o McDia Feliz, que na edição de 2008 bateu o recorde de R$ 11,5 milhões arrecadados para 78 projetos de 61 instituições em todo o Brasil, e os Cofrinhos, que, presentes em todos os caixas dos restaurantes da rede McDonalds no Brasil, arrecadaram mais de R$ 1,9 milhões.

“”Nestes 10 anos, pudemos constatar que a sociedade acredita na causa que nós defendemos e tem orgulho de fazer parte desta grande corrente de solidariedade, que luta para dar continuidade à nossa história de sucesso e para ampliar os benefícios para os pequenos pacientes””, comemora o superintendente do Instituto Ronald McDonald, Francisco Neves.

Somente no Brasil, nos últimos 10 anos, mais de 116 milhões já foram arrecadados pelo Instituto, beneficiando cerca de 100 instituições, de acordo com as diretrizes dos Programas. Esta quantia viabilizou cerca de 120 projetos de estruturação do atendimento hospitalar – construções e reformas, incluindo ambulatórios, alas de internação, quimioterapia, centros de transplante de medula óssea e 1 centro de diagnóstico, além da aquisição de equipamentos.

Também foram viabilizados mais de 100 projetos de atendimento psicossocial – construções, reformas e ampliações de casas de apoio, entre elas as Casas Ronald McDonald, assim como a compra de cerca de 50 veículos para transporte dos pequenos pacientes e seus acompanhantes. Os recursos gerados também possibilitaram a execução da etapa piloto do Programa Diagnóstico Precoce e o apoio à realização de seminários e congressos contribuindo para a geração e disseminação do conhecimento sobre a doença no país.

Ações

Para propiciar uma atenção integral à criança e ao adolescente com câncer, o Instituto Ronald McDonald desenvolveu Programas precursores na história do combate ao câncer infanto-juvenil no Brasil.

O Programa Tsuru tem por foco a estrutura de atendimento em ambientes hospitalares e em instituições de apoio, preocupando-se em assegurar que nas cidades de maior demanda exista um serviço de qualidade.

Além disso, através do Programa Casas Ronald McDonald, o Instituto certifica as Casas de Apoio que atendem aos requisitos e padrões internacionais estabelecidos pela Ronald McDonald House Charities. As três Casas – Rio de Janeiro, ABC e São Paulo – oferecem hospedagem, alimentação, transporte e suporte psicossocial para pacientes em tratamento que estejam fora de suas cidades.

Por outro lado, o atendimento não é o único fator que influencia nos altos índices de cura. Se a criança obtiver um diagnóstico tardio, suas chances serão reduzidas. O Programa Diagnóstico Precoce foi desenvolvido buscando capacitar os profissionais que atendem diretamente a população, para que eles possam suspeitar do câncer e encaminhar adequadamente as crianças e adolescentes para um serviço especializado no sistema público de saúde.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional