Instituto Sabin cria plataforma para disseminar iniciativas de inovação social

Por: GIFE| Notícias| 13/03/2017

O conceito de Inovação Social, de acordo com a Stanford Social Innovation Review: “é uma nova solução, mais efetiva, eficiente, sustentável ou justa que as soluções já existentes e cujo valor gerado beneficia, prioritariamente, a sociedade ou uma comunidade como um todo, e não apenas alguns poucos indivíduos”.

Foi pensando em dar luz a estas iniciativas, tão importantes frente aos desafios complexos pelos quais a sociedade atual passa, que o Instituto Sabin criou a plataforma InovaSocial. Há apenas quatro meses no ar, o site tem conquistado, a cada dia, novos internautas, o que mostra, segundo Fabio Deboni, gerente executivo do Instituto, que o assunto desperta muita curiosidade.

A temática da Inovação Social, inclusive, se tornou uma das avalancas de atuação do Instituto Sabin há três anos. “Nela inserimos nossa estratégia de aproximação com o campo de negócios de impacto. Porém, como esta agenda não esgota o campo da inovação social, passamos a desenvolver outras iniciativas neste tema, sendo uma delas a criação da plataforma”, comenta Fabio.

A proposta do espaço virtual é disseminar e compartilhar conteúdos sobre inovação social, trazendo muitos cases, histórias e boas práticas de diferentes pessoas e organizações ao redor do mundo em temáticas como empoderamento, empreendedorismo social, filantropia, negócios de impacto social, soluções de impacto e tecnologias sociais. O objetivo da plataforma é também empoderar profissionais da área social, governamental e do mundo corporativo, incentivando a implementação de ações relacionadas ao tema da inovação social em suas organizações.

 

Conteúdo

No site, é possível conferir reportagens diárias, podcasts semanais e vídeos, como a websérie Um Café Com Elas, por exemplo, que tem o empoderamento feminino como tema da sua primeira temporada. A websérie nasceu com o objetivo de compartilhar histórias de mulheres inspiradoras, como a de Ilana Casoy, criminóloga, escritora e considerada a maior especialista em serial killers do Brasil. Estão previstos dez episódios para a série, a serem publicados mensalmente.

Há materiais com dicas para os empreendedores, como a notícia sobre o Global Impact Visa (GIVs), facilitando a aquisição do visto para aqueles que pretendem inovar na Nova Zelândia. O visto é feito em parceria com a Edmund Hillary Fellowship (EHF), uma plataforma focada em incubar soluções de inovação social.

Os internautas podem conhecer também diversas experiências e soluções de impacto, como a de um morador de Pindamonhangaba que, sozinho, tem construído latas de lixo para a cidade ou a do projeto Square Roots, localizado Brooklyn, bairro de Nova York (EUA), que está cultivando verduras dentro de containers. Cada container tem uma área de aproximadamente 30m² e pode produzir o mesmo que uma fazenda de 2 acres.

 

Novidades

O gerente do Instituto Sabin destaca que, para este ano, a proposta é consolidar o InovaSocial como uma referência no tema e explorar novas ferramentas para disponibilizar os conteúdos produzidos diariamente. Durante o mês de março, o tema “mulher” será destaque da plataforma e, em abril, o InovaSocial deverá focar em “empreendedorismo”, apresentando soluções, ideias e ações de fomento a esse campo no país.

Os internautas podem também participar e enviar sugestão de pauta, um texto autoral ou críticas sobre o conteúdo para o e-mail [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional