Instituto Sabin faz balanço de Ação Social
Por: GIFE| Notícias| 29/09/2008O Instituto Sabin, a TV Record Centro-Oeste e o Programa Parceiros da Escola do Governo do Distrito Federal iniciaram dia 31 de agosto o desafio de revitalizar a Escola Classe 711 Norte, que atende 200 crianças, com idade média de 5 anos, moradoras da Vila Estrutural – periferia da capital federal.
A escola, que atendia jovens e adolescentes, precisou de uma série de alterações para poder abrigar o novo público. Nesse contexto, chega a iniciativa Parceiros da Escola aliança entre empresários e escolas com o objetivo de fortalecê-las.
Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Sabin é parceiro do Dia de Fazer a Diferença, iniciativa que surgiu nos Estados Unidos, em 1992, que incentiva às pessoas a trabalharem como voluntárias em algum projeto nesta data especial. No Brasil, desde 2006, o evento vem sendo promovido pela Rede Record.
Enquanto articulador de parcerias, com vistas a formar uma rede social no DF, o Instituto mobilizou instituições públicas e privadas; grupos de motociclistas, dentre eles, o Esquadrão de Cristo, Os Pelicano, Dragões do Cerrado, Lobo Negro; tatuadores; voluntários e comunidade para realizar melhorias na EC 711 Norte. Ao todo, mais de 130 pessoas estiveram envolvidas.
O objetivo do Instituto foi fortalecer parcerias e aproveitar a oportunidade mobilizar seus stakeholders para desenvolver ações conjuntas de responsabilidade social.
Na oportunidade, também foi executado o Projeto Criança e Saúde, iniciativa do Laboratório Sabin onde se realiza trabalho educativo-preventivo, com exames laboratoriais, avaliação clínica e nutricional em diversas instituições sociais: cerca de 300 exames foram realizados nessa ação e os resultados foram avaliados por uma clínica especializada, a Samdel, parceira desta iniciativa.
Em verdade, as atividades começaram dia 29/08 com orientações para pais sobre a coleta do material biológico para os exames de sangue e fezes. O atendimento foi ampliado para que os irmãos dos alunos também fossem contemplados. E ainda, levantamento da estrutura física da EC 711 Norte.
Um prestador de serviços (marceneiro) fez reparos nos armários da cozinha da escola, instalou prateleiras na brinquedoteca e biblioteca, além de tablados para os bebedouros. No dia 30, o Instituto Sabin e os colhedores do Laboratório estiveram na Vila Estrutural realizando a coleta do material biológico. As diretoras Dra. Janete Vaz e Dra. Sandra Costa estiveram no local acompanhando os trabalhos. Pipoca, algodão-doce e camas elásticas fizeram a alegria da criançada, tudo oferecido por uma empresa parceira.
No dia 31 (domingo) de 9 às 18h, mais de 130 voluntários, a maioria motociclistas, passaram o dia num verdadeiro mutirão para reparar toda a parte elétrica, trocar lâmpadas, lavar lustres, restaurar equipamento e caixas de som. Todas as saídas de águas pluviais foram desentupidas e tiveram as tampas pintadas.
O jardim foi reconstruído e a grama aparada. Brinquedos foram doados, bem como 20 bolas de vôlei oferecidas por Ricarda Negrão, medalhista olímpica, da ONG Amigos do Vôlei. Materiais de limpeza e para aulas de artes e decoração e ainda, toldos para a quadra de esportes e espelhos para a sala de balé e salas de apoio. Serviços de serralheria e pintura (revitalização do parque infantil, criação de painéis com temas infantis, desenhos nas paredes da biblioteca, brinquedo e pneus do parque externo), dentre outros.
O sucesso da iniciativa está ligado à preocupação máxima do Parceiros da Escola, para que as escolas cumpram seu papel social – assegurar a aprendizagem dos alunos e formar cidadãos críticos e competentes – com mais eficácia.