Instituto Sabin promove encontro sobre negócios de impacto social em saúde

Por: GIFE| Notícias| 12/10/2015

O Instituto Sabin e a ARTEMISIA, em parceria com a  Aspen Network of Develoment Entrepreneurs (ANDE), promovem no dia 15 de outubro, em São Paulo, o evento “Ecossistema de Saúde de Alto Impacto Social no Brasil”. O encontro tem como proposta articular os diversos atores desse ecossistema, como institutos e fundações empresariais, empreendedores de negócios de impacto social, investidores e organizações intermediárias.

“Queremos criar conexões entre organizações que já atuam no campo das finanças sociais (aceleradores, investidores, empreendedores etc) com institutos, fundações e empresas. Com isso, pretendemos lançar um convite para que os investidores sociais que queiram se engajar na área de saúde possam ser inspirados a atuarem também via finanças sociais. Por isso, o evento foi todo pensado para dar oportunidade para que os participantes conheçam diferentes empreendedores (e seus respectivos negócios de impacto em saúde), seus dilemas, potencialidades e desafios, e, sobretudo, como o investimento social privado pode somar-se à eles nesta caminhada”, destaca Fabio Deboni, gerente executivo do Instituto Sabin.

Segundo Fabio, a organização decidiu justamente investir neste tema, pois percebe-se que as finanças sociais vem ganhando espaço cada vez maior e é crescente também o número de profissionais que têm buscando empreender novos modelos de instituições que aliam propósito social e retorno financeiro. “Na área de saúde este movimento é ainda tímido, mas com enorme potencial de crescimento nos próximos anos, dado os inúmeros desafios e oportunidades que essa área oferece em nosso país”, explica.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) é a porta de entrada para os cuidados com a saúde de 70% dos brasileiros. O estudo “Oportunidades de negócios de saúde para a população de baixa renda no Brasil” – coordenado pela Potencia Ventures com o apoio da ARTEMISIA – corrobora com a visão do potencial ao mostrar que o mercado para serviços voltados à saúde da baixa renda é formado por 152 milhões de pessoas, sendo 64 milhões nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco.

Programação

Qual é o panorama da saúde no país? Quais os desafios dos empreendedores de negócios de impacto social no Brasil? Como escalar esses negócios?  Essas são algumas perguntas que o evento buscará responder a partir dos painéis e mesas de debate programados.

Durante o encontro, será realizado também o lançamento da pesquisa “Tendências de Inovação em Saúde na América Latina e Caribe”, elaborada pela Innovations in Healthcare da Duke University. “O que nos chamou mais atenção é a atuação de uma organização internacional frente a este tema de saúde levando inovações para a América Latina. O pesquisador  esteve no Brasil em abril e compartilhou conosco diversas hipóteses e rumos metodológicos da pesquisa, que ainda estava no início. Agora, ele retorna para nos apresentar as principais conclusões e tendências que captou no estudo”, destaca Fabio.

Para fechar o evento, será promovido um painel a respeito da interação do investimento social privado com os negócios de impacto social. Nesta atividade, Andre Degenszajn, secretário-geral do GIFE, fará parte dos debatedores, juntamente com representantes da Linked Foundation e da Fundação Maria Cecília Souto Midigal.

Os interessados em participar podem acessar aqui a programação completa e fazer a inscrição também pelo site. Outras informações pelo e-mail: [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional