Instituto Sadia apresenta diagnóstico de desenvolvimento local

Por: GIFE| Notícias| 11/08/2008

O Instituto Sadia produziu e disponibilizou um relatório de diagnóstico para desenvolvimento local, elaborado nos municípios onde a empresa atua. Em parceria com o Instituto Ibope, o levantamento teve como objetivo mapear as condições de desenvolvimento econômico, humano, natural, físico e social de 13 municípios onde estão as unidades de produção e distribuição.

Com esse material em mãos, o instituto encontrou as demandas prioritárias de cada município e, com isso, estabeleceu as diretrizes para as ações de investimento social do Instituto Sadia em 2009.

Realizado em três etapas, o trabalho foi desenvolvido nos municípios de Dois Vizinhos (PR), Francisco Beltrão (PR), Paranaguá (PR), Ponta Grossa (PR), Toledo (PR), Chapecó (SC), Concórdia (SC), Três Passos (RS), Uberlândia (MG), Várzea Grande (MT), Lucas do Rio Verde (MT), Campo Verde (MT) e Jundiaí (SP).

Entre os dados mostrados na pesquisa, um chama a atenção. O levantamento mostra que o contexto econômico dos municípios onde a empresa atua é positivo, com médias de percepção mais altas do que as observadas no município de São Paulo. O patamar de “”empregabilidade”” é considerado alto, com 29% dos moradores iniciando uma atividade remunerada nos últimos meses.

Por outro lado, o fantasma da inadimplência ronda uma parcela relevante dessa população (15% dos que responderam à pesquisa), nível semelhante ao detectado para o país como um todo. O contexto econômico favorável reflete-se em patamares altos nos indicadores de bem estar pessoal e percepções gerais sobre a cidade.

Em relação aos aspectos sociais da pesquisa, a surpresa fica por conta do baixo percentual de adesão a questões relacionadas ao “”comunitarismo”” (sentimento de pertencer a uma determinada cidade e comunidade, taxas de participação em organizações sociais etc). A tendência é ainda pior nos municípios com mais de 100 mil habitantes.

Por outro lado, a capacidade de mobilização e cobrança destas comunidades é maior do que a verificada em São Paulo. O potencial de participação é menor em municípios de pequeno porte do que nos mais populosos.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional