Instituto Samuel Klein apoia iniciativas sociais transformadoras

Por: GIFE| Notícias| 15/06/2015

O Instituto Samuel Klein – novo associado do GIFE – traça novos desafios para 2015 visando colocar em prática sua missão, que é a de promover um investimento social de impacto inspirado nos valores e no legado de Samuel Klein, empreendedor já falecido, que se tornou referência na área empresarial com a criação da rede de lojas de departamento Casas Bahia.

A organização familiar foi fundada em fevereiro de 2014, por iniciativa de Natalie e Raphael, netos de Samuel Klein, para dar continuidade às iniciativas filantrópicas do avô. Ana Maria Wilheim, diretora executiva do Instituto, conta que para definir o foco da ação da organização a equipe trabalhou a partir de dois desejos de Samuel Klein: investir na melhoria da qualidade de educação do Brasil e apoiar a comunidade judaica. Em seguida, a equipe definiu ainda o terceiro objetivo: promover iniciativas inovadoras de empreendedores.

Desejamos ser financiadores de projetos no Brasil que visem o desenvolvimento humano e a prática da solidariedade, na busca de uma sociedade mais justa e equilibrada”, comenta a diretora.

Na área de educação, o Instituto está financiando um projeto piloto de educação financeira para escolas públicas do ensino fundamental. Trata-se de uma parceria entre a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF Brasil) e a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) do governo federal, cujo o objetivo é orientar, informar e formar a população brasileira sobre o tema, em específico crianças. Para isso, estão sendo distribuídos materiais pedagógicos em que se propõe atividades sobre o tema para serem desenvolvidas pelos professores em sala de aula.

O programa acontece em 2015 nas cidades de Joinville (SC) e Manaus (MA) com 200 escolas, sendo que 100 participam ativamente e 100 são para controle, a fim de que, no ano seguinte, possam participar também. A iniciativa está sendo monitorada e avaliada pelo Banco Mundial para ser disseminada para a rede pública a partir de 2016.

Achamos que seria uma ótima iniciativa para participarmos, pois envolve governo, sociedade civil e escola pública, e trata-se de uma política pública, o que pode garantir escala ao investimento”, comenta Ana Maria.

Na outra frente de ação – de fomento à cultura judaica – o Instituto está apoiando neste ano uma exposição educativa itinerante internacional, chamada “Meninas do quarto 28” sobre os 50 anos do holocausto. O projeto é realizado em parceria com o Museu do Holocausto de Curitiba, Museu Judaico de São Paulo e Centro de Cultura Judaica. A exposição já passou por São Paulo e segue para Brasília, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

O Instituto apoia ainda 18 projetos com diferentes propostas, como desenvolvimento institucional, de formação de professores, de assistência social, entre outros campos. Para 2016, a instituição pretende lançar um edital a fim de selecionar iniciativas e impulsionar ações nas áreas de atuação do Instituto. No campo do empreendedorismo, a organização está em fase de estudo do campo para traçar algo novo para o próximo ano.

Ao participar do GIFE, o Instituto busca justamente aprender e trocar experiências com outras instituições familiares, buscando sinergia e convergência de interesses. “Isso permite um maior impacto no investimento. Juntos temos mais chances de enfrentar os problemas e a rede do GIFE é uma das melhores para isso”, destaca a diretora.

O Instituto Samuel Klein é associado do GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional