Instituto Sangari estimula criatividade estudantil

Por: GIFE| Notícias| 14/08/2006

Depois do lançamento na 58ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Florianópolis, no final de mês de julho, a Oficina Desafio começa a percorrer as escolas do Estado de São Paulo levando oficinas de ciências aos jovens e propondo desafios. Idealizada por pesquisadores da Unicamp e do Instituto Sangari, a Oficina Desafio ensina de uma forma divertida com ferramentas simples como alicates, lixas, espátulas e muito mais.

O objetivo da Oficina Desafio é que os alunos participantes desenvolvam soluções para os problemas reais propostos, com a ajuda de monitores treinados e do equipamento da oficina ambulante, como alicates, serras, chaves, espátulas, multímetro, torno, furadeira, lixadeira, entre outros. Assim, com muita diversão, trabalho em equipe e concentração, os jovens têm a oportunidade de trabalhar com as mãos e desenvolver sua própria tecnologia.

O projeto teve o financiamento da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Para agendar um desafio, as escolas devem se inscrever no site http://www.mc.unicamp.br/desafio

As atividades da Oficina Desafio são separadas entre Pequenos Desafios e Grandes Desafios. Nos Pequenos Desafios, que duram um dia, a oficina ambulante vai, com os monitores, a uma escola previamente agendada. A Oficina é montada, o Desafio do dia é apresentado e as equipes trabalham as soluções, dispondo de ferramentas e peças e contando com orientação dos monitores. Ao final do período é feita a apresentação e premiação das soluções.

No Grande Desafio, o trabalho de busca pela solução tecnológica pode levar meses. Termina com um evento em que as equipes apresentam os seus trabalhos e são distribuídos prêmios em diversas categorias. Os alunos podem usar a Oficina em datas e locais pré-determinados durante o decorrer das atividades.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional