Instituto Social Maria Telles é o novo associado do GIFE

Por: GIFE| Notícias| 12/07/2004

O Instituto Social Maria Telles (Ismart), de São Paulo, é o mais recente membro da rede GIFE. O ingresso foi aprovado no início de julho pelo Conselho Diretor.

A experiência dos instituidores do Ismart em outros projetos, sobretudo na Fundação Estudar – também associada ao GIFE -, mostrou o quanto a educação de qualidade pode fazer para transformar a vida de pessoas que, de outra forma, estariam privadas de boas oportunidades. Conselheiros e investidores da fundação – que concede bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação – perceberam que a maioria dos estudantes de famílias com baixo nível socioeconômico e cultural nem sequer chegavam a solicitar o benefício.

Dessa forma, surgiu o desejo de concentrar esforços para, de alguma maneira, aumentar as chances de alunos com esse perfil não só almejarem uma educação superior de qualidade, como também terem acesso a ela. Com esse objetivo foi criado, em 1999, o Ismart.

O instituto mantém iniciativas próprias e financia projetos. Seu foco de atuação é a educação e seu público beneficiário é formado por crianças e adolescentes. Existem iniciativas de abrangência nacional, mas suas ações prioritárias estão concentradas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A principal ação da organização é o Programa Aluno Ismart. O objetivo é fazer com que crianças e adolescentes de baixa renda, possuidores de alto potencial cognitivo e de habilidades especiais, ampliem suas possibilidades de desenvolvimento intelectual com um comportamento ético e que, no futuro, possam se tornar agentes modificadores de suas comunidades de origem e do país.

Tendo isso em vista, foi estruturado um curso de reforço das matérias do ensino fundamental, para que os alunos atendidos sejam aprovados nos testes de admissão de colégios de primeira linha no ensino médio. Os jovens recebem bolsa de estudo integral, incluindo material, durante todo o ensino médio e, posteriormente, para a universidade, desde que atendam às exigências do programa.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional