Instituto Sol promove semana de conscientização sobre cultura indígena

Por: GIFE| Notícias| 18/04/2005

A partir desta terça-feira (19/4) e até o próximo domingo (24/4), o Instituto Sol promove, em Camaçari (BA), a Semana SOLidária, que envolverá uma série de atividades com o intuito de tornar conhecida a problemática dos índios atualmente, promover o convívio com eles e realizar ações educativas para que crianças e adolescentes tenham contato com sua cultura.

Todos os dias, pela manhã, serão realizadas crianças de escolas públicas na Barraca Arembepe SOLidária participarão de jogos e apresentações de contos e cânticos indígenas. No final da tarde, índios e conhecedores do tema darão palestras sobre a situação atual destes povos no Brasil, histórias e lutas dos Pataxós, convergência entre as causas de índios e negros, entre outros assuntos. À noite, haverá apresentações de grupos de canto e dança indígenas.

No dia 19/4 será apresentado o Projeto Pré-Vestibular SOLidário. Parceria com Unex (União dos Ex-alunos da Universidade do Estado da Bahia), a iniciativa tem como objetivo apoiar a preparação de estudantes de descendência afro e/ou vindos de escolas públicas para o processo seletivo de universidades. As aulas acontecerão no Centro Cultural Casa do SOL, no período de maio a dezembro.

Organização responsável por todas as ações sociais do Grupo Sol, fabricante e distribuidor de plástico, o Instituto Sol desenvolve projetos de apoio a creches comunitárias, fabricação e doação de colheres-medida de soro caseiro e construção de cisternas para captação de água da chuva em três municípios do semi-árido baiano. Entre as iniciativas mais recentes estão os projetos Água de Meninos, que apresenta a capoeira como um exercício de cidadania e valorização cultural para as crianças, e GeraSOL, que apóia iniciativas de geração de renda criadas por cooperativas e associações de moradores em Arembepe (BA).

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional