Instituto Telemar entrega II Prêmio de Inclusão Digital

Por: GIFE| Notícias| 12/12/2005

Em cerimônia no Centro Cultural Telemar, realizada na última terça-feira (6/12), no Rio de Janeiro (RJ), o Instituto Telemar homenageou os vencedores do II Prêmio Telemar de Inclusão Digital. Nesta edição, foram recebidas 401 inscrições de iniciativas voltadas à inclusão digital no país.

O objetivo da premiação é reconhecer projetos que estimulem o desenvolvimento e a adoção de soluções eficientes que possam ser facilmente empregadas, alcançando parcelas da população que ainda não têm acesso à tecnologia digital.

Na categoria Empresas, os contemplados – Projeto PC Multiusuário, da Solectron (CE), pela região Norte/Nordeste; Projeto Kid Smart, da IBM Brasil (RJ), pela região Sudeste; e Programa de Inclusão Digital, do Banco do Brasil (DF), pela região Sul/Centro-Oeste – receberam um Diploma de Reconhecimento e um Troféu de Atuação Exemplar.

Escolas, ONGs e Universidades, em cada uma das regiões brasileiras, receberam o Troféu de Excelência em Inclusão Digital e uma premiação em dinheiro. Houve ainda uma premiação nacional nessas três categorias. Em ONGs, o vencedor nacional foi o programa Gestão para o Sucesso Escolar, idealizado pelo Instituto Gestão Educacional, da Fundação Lemann. Ao todo foram distribuídos R$ 312 mil, para 34 vencedores de todo o Brasil.

O sociólogo Sérgio Amadeu da Silveira foi indicado pelas organizações inscritas no prêmio para a categoria Personalidade. Mestre e doutor em Ciências Políticas pela Universidade de São Paulo (USP), Silveira foi presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e um dos idealizadores do projeto telecentros da prefeitura de São Paulo, tendo coordenado sua implantação.

Militante do movimento do software livre, foi um dos criadores do projeto Casa Brasil, do governo federal, e é autor dos livros Exclusão Digital: a miséria na era da informação e Software Livre: a luta pela liberdade do conhecimento. Atualmente trabalha na montagem de uma rede de capacitação de jovens empreendedores para dar suporte em software livre nas residências brasileiras e na disseminação de ferramentas livres de expressão da cultura digital para as comunidades carentes.

Na categoria Imprensa, incluída neste ano, foram premiados os primeiros lugares de cada região, além de um trabalho de abrangência nacional – Admirável mundo novo, de André Siqueira, da revista Carta Capital (SP) -, que recebeu o Troféu de Contribuição para a Causa da Inclusão Digital e premiação em dinheiro.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional