Instituto Unibanco e IRM promovem debate sobre gestão escolar para equidade

Por: GIFE| Notícias| 01/08/2016

O Instituto Unibanco e o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) promovem, no dia 16 de agosto, um evento em São Paulo para debater “Gestão escolar para equidade: Educação Inclusiva”. A proposta é discutir e refletir sobre questões como: Qual o cenário da gestão escolar no Brasil? Quais as melhores práticas e desafios para que haja uma verdadeira educação inclusiva?

O encontro contará com a presença de diversos especialistas no tema. Entre eles Braz Nogueira, da Diretoria Regional de Educação do Ipiranga (São Paulo); Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do Instituto Rodrigo Mendes; Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco; e Cleuza Repulho, especialista em Educação Pública e ex-presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

Atualmente, de acordo com os últimos dados divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), sobre o Censo Escolar, mostrou que, a cada ano, aumenta o número de pessoas com deficiência em salas de aula comuns: entre 2005 e 2015, o salto foi o equivalente a 6,5 vezes. O total subiu de 114.834 para 750.983 estudantes especiais convivendo com os demais alunos.

Os dados de 2015 mostram que, ao todo, existiam 930.683 alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no ensino regular e no EJA (Educação de Jovens e Adultos). Destes, 81% estavam em escolas e salas comuns e 19% nos colégios ou salas exclusivas para pessoas com deficiência. Em 2005, o quadro era bem diferente: 492.908 pessoas com necessidades especiais estudavam no país – apenas 23% no ensino comum e 77% em escolas especiais.

Como participar

O evento será realizado no Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149 – São Paulo – sala vermelha), das 14h às 17h. Os interessados em participar devem fazer a inscrição pelo site. A atividade terá também transmissão online ao vivo.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional