Instituto Unibanco lança concurso para alunos e professores do Ensino Médio

Por: GIFE| Notícias| 24/08/2009

O Instituto Unibanco acaba de lançar o concurso Olhar Jovem sobre o Panorama Histórico Brasileiro para alunos e professores do Ensino Médio, das escolas beneficiadas pelos projetos Jovem de Futuro e Entre Jovens. A iniciativa visa a estimular o debate entre professores e alunos sobre a construção histórica e cultural do Brasil e a consolidar nos jovens uma identidade nacional positiva a partir do acesso a textos, músicas, filmes e reproduções de obras de arte.

O concurso utilizará, como base, os módulos apresentados na série Panorama Histórico Brasileiro, do Instituto Itaú Cultural. Os interessados podem concorrer em três categorias: Professores (individual); Aluno (individual) e Grupo de Alunos. As escolas habilitadas a participar – 251 no total – estão distribuídas pelos estados de São Paulo (Capital, Campinas e São José dos Campos), Rio de Janeiro (Capital e Baixada Fluminense), Minas Gerais (Belo Horizonte e Juiz de Fora), Espírito Santo (Vitória), Distrito Federal (Brasília) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre).

Os professores devem apresentar as propostas pedagógicas desenvolvidas com seus alunos, utilizando o conteúdo de, no mínimo, um dos 15 módulos apresentados na série Panorama Histórico Brasileiro. Os alunos concorrem com uma narrativa em que descrevem, na primeira pessoa, os acontecimentos de uma experiência, como se fizessem parte daquele momento histórico. Na categoria Grupo, com no máximo três participantes, deve ser produzido um vídeo de releitura de um dos módulos da série, com no máximo cinco minutos de duração.

As inscrições para o concurso podem ser feitas até o dia 25 de setembro de 2009, data limite para postagem dos trabalhos. Serão premiados os três melhores em cada categoria, por praça participante. Para as categorias individuais – Professores e Alunos – os prêmios são, do primeiro ao terceiro lugar, respectivamente: um notebook, um celular e uma máquina digital fotográfica. Os professores orientadores dos alunos vencedores na categoria Individual ganham uma máquina digital fotográfica. Já os melhores trabalhos em Grupo de Alunos ganharão do primeiro ao terceiro lugar: a participação do workshop Novas Mídias em vídeo pelo Windows, promovido pelo Itaú Cultural – em São Paulo; um passeio local; e 4 ingressos de cinema para cada participante, respectivamente.

Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas pelo site www.institutounibanco.org.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional