Instituto Unibanco lança edital para projetos de capacitação profissional

Por: GIFE| Notícias| 22/10/2006

O Instituto Unibanco lançou um Edital para projetos de capacitação, formação e contratação de jovens por empresas, convidando organizações da sociedade civil, das regiões Sudeste e Nordeste, com experiência de atuação neste campo.

O Edital busca identificar programas que, pela aplicabilidade e resultados, possam servir de modelo para a difusão de práticas orientadas à qualificação profissional de jovens de 16 a 21 anos, menos favorecidos, contribuindo para geração de trabalho e de renda, e estímulo à transformação social.

Como agente financiador das ações, o Instituto Unibanco destinará recursos a cinco projetos embasados na Lei da Aprendizagem – Lei 10.097, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece a obrigatoriedade de contratação desse público por empresas de médio e grande portes. (Clique aqui para ler o decreto na íntegra). Cada projeto deve beneficiar grupos de no mínimo 50 e no máximo 150 jovens, com custo anual total de até R$ 1.300,00 por aprendiz.

São elegíveis as entidades sem fins lucrativos, que tenham por objetivos a assistência ao adolescente e a educação profissional, registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, legalmente constituídas no país e sediadas em estados das regiões Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo) e Nordeste (Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Maranhão, Piauí, Paraíba, Pernambuco e Sergipe).

Foco dos projetos
As propostas devem estruturar-se:
a) em ações educativas para a capacitação técnico-profissional dos jovens;
b) na primeira experiência dos participantes no mercado de trabalho;
c) no acompanhamento e aperfeiçoamento sistemático dos aprendizes no período de duração da parceria, estabelecido em 12 meses.

Além disso, o aprendizado deve contemplar módulos de formação básica e de formações específicas, para suprir o mercado de trabalho na região em que o projeto for alocado.

Processo de inscriçãoA inscrição dos projetos é gratuita e deverá ser feita pelo site do Instituto Unibanco, no link: Edital até 15 de dezembro de 2006. Esta também é a data final para a formalização da participação com envio do material em duas vias, uma em CD-ROM e outra impressa, acompanhadas da documentação solicitada, para o Instituto Unibanco – Av. Eusébio Matoso, 891 – 16º andar – São Paulo (SP) – CEP 05423.901. Se remetidos pelos Correios, esses materiais deverão ser postados até 15 de dezembro de 2006.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional