Instituto Unibanco lança projeto de capacitação para cuidadores de idosos

Por: GIFE| Notícias| 08/09/2004

Na última terça-feira (31/8), durante a 4ª Caravana da Terceira Idade, em São Paulo (SP), o Instituto Unibanco assinou um protocolo de intenções com a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, para o desenvolvimento do Projeto Capacitação Básica de Cuidadores de Idosos.

A iniciativa visa a capacitação de jovens de 18 a 24 anos para atuarem como cuidadores de idosos, buscando qualificar e humanizar o atendimento. Serão abordados os aspectos biológico, psicológico e social do envelhecimento e as habilidades para cuidar desse público nas atividades diárias em casa ou em instituições, além de informações sobre direitos, políticas públicas e rede de serviços e visão desta atividade como perspectiva de uma nova ocupação no mundo do trabalho.

O método de ensino proposto será norteado pelos princípios da participação ativa do jovem, observação da realidade com identificação dos pontos-chave, hipóteses de solução e teorização e desenvolvimento de habilidades básicas, específicas e gerenciais. O processo prático será orientado por um coordenador, por meio de dinâmicas de grupo, e o teórico contará com profissionais de geriatria e gerontologia, garantindo a especificidade do tema.

São 60 horas de curso, para um grupo de 30 alunos. A primeira etapa terá aulas presenciais, que integrarão o desenvolvimento das habilidades, e a segunda incluirá visitas a instituições que atendem a idosos, outros projetos, filmes e peças teatrais relacionadas à questão do envelhecimento.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional