Instituto Unibanco promove Seminário Internacional “Caminhos para a qualidade da educação pública: Gestão Escolar”

Por: GIFE| Notícias| 24/08/2015

A  cidade de São Paulo será palco, nos dias 2 e 3 de setembro, do Seminário Internacional “Caminhos para a qualidade da educação pública: Gestão Escolar”, que será promovido pelo Instituto Unibanco.

 

A proposta do evento é promover o diálogo entre a experiência brasileira de gestão escolar com casos internacionais que alcançaram melhoras relevantes nos resultados de aprendizagem de seus estudantes, ajudando a refletir, assim, a partir das soluções construídas, sobre alguns dos principais desafios do país para o avanço na qualidade da educação. A ideia é que as experiências de sucesso no Brasil e no exterior possam motivar novas práticas.
“O objetivo é promover um encontro instigante, com forte caráter reflexivo, e que possa alimentar o repertório de discussão entre os atores envolvidos na elaboração e implementação das políticas públicas educacionais, alcançando o cotidiano das escolas”, explica Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco, ressaltando a importância do tema escolhido para pautar o seminário.

 

“Um dos principais desafios é estabelecer no cotidiano das Secretarias de Educação e das escolas públicas o compromisso com a definição de metas e o alcance de resultados que melhorem a qualidade da educação oferecida a todos os estudantes. E o foco principal da gestão precisa ser justamente a aprendizagem dos alunos. Isto implica planejamento, acompanhamento e avaliação”, destaca Ricardo.

 

Segundo o superintendente executivo do Instituto Unibanco, uma gestão eficiente e eficaz possibilita ao gestor melhores condições para dedicar seu tempo para aprimorar as práticas pedagógicas e apoiar os professores para que ofereçam aos seus alunos aulas melhores e mais motivadoras. “Ou seja, a gestão escolar voltada para resultados de aprendizagem é fundamental para que a escola pública seja mais democrática, participativa e contribua com a redução das desigualdades”,  aponta.

 

Gestão em pauta

 

Entre as questões que serão apresentadas e debatidas durante o Seminário Internacional estão diferentes maneiras de estabelecer e alcançar metas de aprendizagem, modelos de articulação dos agentes dos sistemas educacionais, modelos de gestão para resultados, além das competências necessárias para o exercício das diversas atribuições do sistema.

 

Para discutir sobre estes temas, estarão presentes Manuel Palácios, secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC); Claudia Costin, diretora sênior para Educação do Banco Mundial; Francisco Soares, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); entre outros representantes de Secretariais Estaduais de Educação e universidades.

 

Diversos convidados internacionais também farão parte das mesas de debate, como a vice-Ministra da Educação da Província de Ontário (Canadá), Mary Jean Gallagher, que apresentará o reconhecido sistema educacional e os resultados de aprendizagem alcançados, além de Barry McGaw, ex-Presidente do Conselho da Australian Curriculum, Assessment and Reporting Authority (ACARA), instituição responsável pelo desenvolvimento e pela implementação do currículo nacional, pelo sistema nacional de avaliação e pela produção de estatísticas e análises sobre a educação no país.

 

Serão apresentados e debatidos ainda os modelos de supervisão e formação de diretores e lideranças escolares de duas instituições britânicas: o Office for Standards in Education (Ofsted) e do National College for Teaching and Leadership (NCTL), esta última representada por Anthony McNamara.
Experiência prática

 

O Instituto Unibanco tem investido neste campo, principalmente por meio do projeto Jovem de Futuro, tecnologia educacional para a melhoria da gestão escolar orientada para os resultados de aprendizagem dos estudantes, implementada em escolas públicas de Ensino Médio, em parceira com as Secretarias Estaduais de Educação.

 

Atualmente, o Jovem de Futuro acontece em cinco estados (Ceará, Espírito Santo, Goiás, Pará e Piauí) e, desde o início de sua implantação em 2008, já alcançou 10 redes públicas de ensino, envolvendo 2.500 escolas e beneficiando 1.9 milhão de estudantes. “O Jovem de Futuro nos dá uma sólida base empírica que nos permite um aprimoramento contínuo”, destaca Ricardo Henriques.

 

Como participar

 

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site. O Seminário será realizado na avenida Luiz Dumont Villares, 392, Jardim São Paulo, São Paulo. Mais informações pelo telefone: (11) 2126-7451 ou e-mail: [email protected].

 

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