Instituto Unibanco promove seminário sobre evasão escolar

Por: GIFE| Notícias| 24/11/2008

O Instituto Unibanco promoverá nos dias 4 e 5 de dezembro, em São Paulo, o seminário “”A Crise de Audiência no Ensino Médio””. O evento terá como objetivo discutir o alto índice de evasão escolar entre jovens e os fatores que atraem e afastam o aluno do Ensino Médio. O encontro reunirá secretários de educação, representantes do MEC, empresários, pesquisadores, profissionais de universidades e membros de institutos, fundações e ONGs, que farão um balanço dos indicadores da evasão escolar nos níveis local, regional e nacional, de forma a avaliar a dimensão do problema.

Durante o seminário serão premiados os projetos das escolas públicas vencedoras do concurso promovido pelo Instituto Unibanco em nível nacional, intitulado “”O Desafio do Ensino Médio: como evitar que os jovens abandonem a escola?””. Foram inscritos 165 projetos com ações que visam à permanência do aluno nas instituições de ensino. Todos passaram pela análise da instituição, que pretende selecionar um projeto de cada estado para receber apoio financeiro, garantindo a sua implantação em 2009. O comitê de seleção dos projetos é composto por representantes do Inep, Caed, CesgranRio e Consed.

Para a diretora-executiva do Instituto Unibanco, Wanda Engel, os projetos selecionados servirão como fonte de pesquisa para se analisar até que ponto intervir na escola é suficiente para conter a evasão de alunos e aferir de que forma fatores extra-escolares influenciam o jovem a abandonar o ensino médio. “”O resultado desses projetos poderá futuramente direcionar as políticas públicas de educação, sinalizando as melhores opções para injeção de recursos com o objetivo não só de manter o aluno na escola, mas dar a ele condições de competitividade para sua inserção no mercado de trabalho””, explica Wanda.

Os números da evasão escolar entre jovens, de acordo com dados do Censo Escolar do MEC de 2007, são alarmantes. Dos 3,6 milhões de jovens que se matriculam no ensino médio, apenas 1,8 milhão concluem esse nível. A taxa de abandono é de 13,3% no ensino médio contra 6,7% de 5ª a 8ª série e 3,2% de 1ª a 4ª série. Os jovens têm o menor índice de aprovação: apenas 74% contra 79,6% na segunda fase do ensino fundamental (5ª a 8ª série) e 85,6% na primeira fase do ensino fundamental (da 1ª a 4ª série). A evasão escolar entre os jovens, aliada ao baixo rendimento na escola, provoca o já chamado “”apagão”” de capital humano. “”Hoje faltam profissionais para uma série de postos de trabalho. Essa tendência tende a se agravar futuramente, se não houver ações para enfrentar o problema, pois a qualificação de um profissional prescinde no mínimo do ensino médio completo. Para um país como o Brasil, que pretende crescer, esse é um sério entrave””, analisa Wanda.

O Instituto Unibanco investe, na área educacional, prioritariamente em duas frentes, com os projetos Jovem do Futuro, nas cidades de São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte, e Entre Jovens, nas cidades do Rio de Janeiro, Juiz de Fora e Vitória. O primeiro, que atende 77 mil alunos, oferece a escolas públicas de ensino médio regular apoio técnico e financeiro para a concepção, implantação e avaliação de um plano de melhoria de qualidade em um período de três anos. O segundo garante atendimento educacional complementar a quase 8 mil alunos da primeira série do ensino médio de escolas públicas, por meio de um programa de tutoria com jovens universitários das áreas de licenciatura em português e matemática.

Veja programação completa do evento

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional