Instituto Vonpar é novo associado GIFE

Por: GIFE| Notícias| 14/09/2009

O Conselho de Governança do GIFE aprovou, na última semana, a associação do Instituto Vonpar à maior rede de investidores sociais de origem privada no Brasil. Com atuação no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina desde maio de 2008, o Instituto tem como objetivo contribuir para a inclusão de pessoas em situação de risco, por meio do fomento à geração de renda nas periferias urbanas.

A organização foi criada com base nos princípios dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, documento assinado por representantes de 189 países em 2000 durante a Cúpula do Milênio da ONU no qual assumem um compromisso pela sustentabilidade do planeta. Das oito metas presentes na declaração, o Instituto identifica-se diretamente com três: acabar com a fome e a miséria, gerar qualidade de vida e respeitar o meio ambiente e, por último, e de que todo mundo trabalhe pelo desenvolvimento.

O Instituto vale-se da reciclagem como meio de promoção humana, desenvolvimento social e preservação ambiental. Funciona como uma agência de cooperação técnica e financeira, identificando projetos de empreendedorismo popular (como galpões e associações de reciclagem), financiando o fortalecimento destas organizações de trabalho e renda, através de recursos não-reembolsáveis e cooperação técnica.

As unidades de reciclagem beneficiadas pela entidade apresentaram indicadores econômicos e de produção extremamente positivos. “”Alcançamos um incremento superior a 28% na renda média dos associados nos galpões apoiados e a expansão de 7% no número de vagas de trabalho””, comemora Léo Voigt, Diretor do Instituto Vonpar. Nos dois estados onde atua, o Instituto financia 48 projetos de reciclagem.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional