Instituto Votorantim beneficia 16 projetos

Por: GIFE| Notícias| 05/01/2009

Com um investimento de R$ 4 milhões, o Instituto Votorantim beneficiará 16 projetos das mais diversas áreas culturais e de todas as regiões do País, conforme resultado de sua terceira seleção pública de projetos culturais.

Inédita no segmento empresarial, a causa da democratização cultural escolhida pelo Instituto Votorantim parte do princípio de que não basta estimular a criação de obras artísticas, mas é preciso oferecer condições para que todos tenham acesso a elas. No Brasil, constata-se que o investimento destinado à produção cultural é muito maior do que os recursos aplicados no acesso ao que é produzido.

Exemplo disso são os números da pesquisa O Hábito de Lazer Cultural do Brasileiro – Ipsos/Fecomercio: em 2007, 94% dos brasileiros não foram ao teatro; 92% não foram a nenhuma exposição; 83% não foram ao cinema; e 80% não foram a shows de música.

Desde o lançamento do Programa de Democratização Cultural, em 2006, a Votorantim espera contribuir para o equilíbrio desse descompasso na cadeia cultural no Brasil: excesso de produção e baixos índices de acesso e usufruto da população a essas criações. Neste sentido, busca-se a descentralização do cenário cultural, diversidade de abordagens, gratuidade e heterogeneidade de conteúdos.

Seguindo uma premissa do Instituto Votorantim, o Programa de Democratização Cultural busca um alinhamento com as políticas públicas nacionais, tratando o recurso incentivado com a responsabilidade de quem gere dinheiro público. O Grupo Votorantim, ao utilizar a Lei Rouanet, tem a preocupação de gerar benefício direto à sociedade, daí o foco no acesso e não na produção.

O direcionamento de recursos para os projetos selecionados é realizado via Lei Rouanet. Há quase duas décadas, a lei é o principal mecanismo utilizado pelas empresas brasileiras que desejam aplicar parte de seu Imposto de Renda em ações voltadas à cultura. Até 2008, cerca de 290 mil companhias se beneficiaram da legislação. O diferencial do Grupo Votorantim é o foco exclusivo em projetos comprometidos com a promoção do acesso à cultura para o público. Essa premissa é, hoje, uma das preocupações centrais da atual gestão do Ministério da Cultura.

Segundo Lárcio Benedetti, gerente de desenvolvimento sociocultural do Instituto Votorantim, “”A diversidade do Programa fica clara ao observar a lista de projetos selecionados para 2009. Entre eles, estão iniciativas renomadas, como o Centro de Movimento Deborah Colker e a formação de palhaços do grupo Doutores da Alegria, mas também projetos regionais como um festival de jazz e blues no interior do Ceará e ações de expedições patrimoniais na Bahia””.

Para chegar aos 16 projetos escolhidos, foram analisados 2.151 projetos inscritos por proponentes de todo o Brasil.

Veja lista completa no site www.institutovotorantim.com.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional