Instituto Votorantim coordena programa sobre histórias de vida

Por: GIFE| Notícias| 29/05/2006

A Votorantim Metais e a Votorantim Química, com o apoio do Instituto Votorantim, lançam este mês o programa Memória Local na Escola no bairro de São Miguel Paulista, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo resgatar, com o apoio de estudantes da rede pública de ensino, a memória oral do bairro, incentivar as práticas da leitura e da escrita, além de apoiar a inclusão digital dos 900 jovens que participarão do projeto.

O programa Memória Local na Escola conta ainda com o apoio do Museu da Pessoa, especializado em documentação histórica de empresas e regiões, e do Instituto Avisa Lá, que será responsável pelo desenvolvimento pedagógico do projeto.

Com nove meses de duração, o Memória Local na Escola envolverá dez escolas municipais de ensino fundamental e cinco núcleos sócio-educacionais da região. Cerca de 30 educadores serão os multiplicadores do projeto, que contará com a participação de cerca de 900 jovens, com idades entre nove e 15 anos.

O projeto consiste na realização de aulas teóricas e práticas sobre documentação histórica, nas quais os estudantes aprendem a realizar pesquisas, entrevistar fontes, organizar os arquivos, redigir textos para registro, tirar e catalogar fotografias, entre outras atividades. Ao mesmo tempo que os alunos aprendem estas técnicas, eles são incentivados a utilizar os recursos da informática para realização das tarefas, contribuindo, desta forma, para sua inclusão digital efetiva e não o simples uso do computador para lazer.

Ao final do trabalho, serão gerados três produtos para difundir a história do bairro entre os demais moradores: exposição itinerante dos materiais coletados nas escolas e espaços públicos da região; livros ou álbuns com o registro escrito e fotográfico da história do bairro, de acordo com a visão de cada uma das 15 entidades de ensino participantes; e um livro desenvolvido pelos educadores atuantes no projeto, que relatará a parte pedagógica e os processos de trabalho utilizados, como forma de eternizar e disseminar os conhecimento adquirido com o Museu da Pessoa e Instituto Avisa Lá.

Com esta iniciativa, a Votorantim procura contribuir com o desenvolvimento da memória local das comunidades de São Miguel Paulista, bairro de São Paulo, Votorantim (SP) e Itapeva (SP), que abrigam unidades da Votorantim Metais, Votorantim Química, Votorantim Cimentos e Votorantim Celulose e Papel (VCP).

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional