Instituto Walmart inicia atividades da Caravana 2015 com encontros em Porto Alegre e Curitiba

Por: GIFE| Notícias| 23/06/2015

O Instituto Walmart dá início neste mês à quarta edição do programa Caravana, realizado em parceria com o FICAS e o Serviço Social do Comércio (Sesc)/Programa Mesa Brasil. Em 2015, a iniciativa passará por cinco cidades, sendo duas no primeiro semestre – Porto Alegre (24 de junho) e Curitiba (25 de junho) – e três no segundo semestre – São Paulo, Salvador e Recife (datas a definir).

O programa foi criado em 2011 e já percorreu dez capitais, envolvendo mais de 500 organizações sociais em encontros presenciais, que visam discutir, de forma lúdica e interativa, seus processos internos e desenvolvimento organizacional. “A Caravana do Instituto Walmart pretende aproximar as lojas da rede Walmart das organizações sociais do entorno, potencializando a realização de ações e parcerias que possam vir a ser desenvolvidas no território. Este ano, o foco dos encontros é promover a cultura de paz”, comenta Adriana Mariano, gerente do Instituto.

Durante os encontros de 2015, que terão como tema central ‘Alimentar valores, nutrir pessoas’, a proposta é que os participantes aprendam mais sobre como colocar em prática uma educação para valores e promover a educação para a paz, conteúdos que podem ser trabalhados pelas organizações com todos os tipos de públicos.

“O Instituto Walmart e o Programa Mesa Brasil acreditam que vencer a fome e contribuir para uma alimentação saudável são fundamentais para o enfrentamento de vulnerabilidade básica do ser humano. Por essa razão, as duas organizações atuam juntas no combate ao desperdício de alimentos, por meio do programa de Banco de Alimentos. Com a Caravana, buscamos também ‘alimentar’ as pessoas e organizações com formação, contribuindo com o seu ‘nutrir’, ou seja, provendo com substância necessária ao seu desenvolvimento”, destaca a gerente do Instituto.

Diversos outros assuntos já foram discutidos nos encontros promovidos pela Caravana ao longo das demais edições, como a importância da mobilização social como ferramenta para o alcance de objetivos; a atuação articulada como meio para a construção de parcerias duradouras e estratégicas; e a elaboração e sentido do projeto. A Caravana conta tamém com um “Guia para Gestão de Organizações Sociais de Base Comunitária”, material voltado às pessoas e organizações que atuam em comunidades.

Participação

As inscrições para os dois encontros em junho já estão abertas e as vagas são limitadas. Para participar da atividade em Porto Alegre, clique aqui e, para Curitiba, clique aqui. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3045-4313 e 3849-0715 ou pelo e-mail [email protected].

O Instituto Walmart é associado do GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional