Instituto Walmart promove caravana por mobilização comunitária

Por: GIFE| Notícias| 17/06/2011

Começou no dia 14 de junho, em São Paulo, a Caravana Instituto Walmart que passará em oito capitais brasileiras para mapear ações de mobilização comunitária, desenvolvidas por pessoas e organizações da sociedade civil.

O diálogo “Mobilização Comunitária – Importância e Desafios” é parte das atividades propostas pelos encontros. Além dos debates presenciais, a iniciativa terá um espaço virtual, que reunirá casos de mobilização social, informações sobre o tema e promoverá Fóruns virtuais sobre o tema.

Até outubro deste ano a Caravana terá passado por São Paulo (SP), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Natal (RN) e Recife (PE). O evento é aberto ao público e a qualquer organização social que queira participar. Os interessados devem enviar e-mail para [email protected] e confirmar sua presença.

“Queremos divulgar as experiências e aprendizagens de mobilização comunitária que constituem o patrimônio e a riqueza da prática social das diversas comunidades e regiões do País. Com esta iniciativa, pretendemos estimular ainda mais a mobilização comunitária, conectar pessoas e organizações por meio da troca de experiências.”, afirma a gerente de Responsabilidade Social do Instituto Walmart, Adriana Mariano.
A ideia da Caravana nasceu a partir da experiência do Instituto Walmart junto às comunidades. Desde 2005, a organização atua em contato direto com populações do Brasil onde o Walmart possui suas unidades. Junto a elas, são duas formas de atuação: por meio do Investimento Social Privado realizado através do apoio a programas e projetos, desenvolvidos em parcerias com organizações da sociedade civil, em três causas: Desenvolvimento Local, Geração de Renda e Juventude e Trabalho; e por meio do apoio às ações de Responsabilidade Social da empresa, com as chamadas Ações na Comunidade (Dia na Comunidade, Programa Banco de Alimentos e Calendário de Boas Ações), realizadas em parceria com as lojas.

(Para saber mais, acesse nosso site www.iwm.org.br).

Para o Instituto Walmart, a mobilização comunitária é a chave para o desenvolvimento e qualidade de vida das pessoas. Para tanto, busca com sua Caravana conhecer pequenas ou grandes ações que transformam aspectos importantes na vida da comunidade, com objetivos específicos como, por exemplo, melhorar escolas, formar jovens, resolver a questão do lixo, melhorar uma praça, equipar espaços comunitários com computadores, entre outros. Ou ainda identificar ações que tenham como objetivo a própria mobilização comunitária, estimulando a criação e manutenção espaços de participação, valorizar talentos e recursos locais, articular setores, desenvolver competências locais que levem ao envolvimento das pessoas e atores sociais na solução de problemas identificadas na comunidade.
Serviço:
A primeira Caravana acontece em São Paulo:
Local: Instituto Dom Bosco – Praça Coronel Fernando Prestes, 233, Bom Retiro, São Paulo, SP
Quando: 14 de junho de 2011, das 8h30 às 12h30
Confirme sua presença: [email protected]
Mais informações: +11 3045.4313
Sobre o Instituto Walmart: www.iwm.org.br
Sobre os parceiros técnicos: www.ficas.org.br e www.casa7.org.br

Agenda da Caravana do Instituto Walmart
14 de Junho: São Paulo (SP)
20 de Julho: Salvador (BA)
02 de Agosto: Fortaleza (CE)
03 de Agosto: Maceió (AL)
13 de Setembro: Porto Alegre (RS)
14 de Setembro: Curitiba (PR)
04 de Outubro: Natal (RN)
05 de Outubro: Recife (PE)

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional