Instituto Yamana auxilia no desenvolvimento e autonomia das comunidades
Por: Instituto Yamana| Notícias| 29/08/2017O Instituto Yamana, responsável pela gestão e desenvolvimento dos programas de responsabilidade socioambiental da Yamana Gold, realizou no ano passado uma série de projetos e investimentos com o objetivo de promover melhorias na qualidade de vida das comunidades em que a empresa atua. As iniciativas têm como eixos principais direitos humanos, saúde, meio ambiente, desenvolvimento local, geração de renda e cultura.
Ao longo do ano, foram realizadas mais de 50 atividades do Programa Integrar nos estados da Bahia e de Goiás. Essas ações são frutos de consulta à comunidade para verificar os temas de interesse. Nesse sentido, foi realizado também o Dia Integrar, em parceria com o poder público, sociedade civil e empresas locais. No evento, a comunidade teve acesso a serviços nas áreas de saúde, cidadania, meio ambiente, lazer e cultura, totalizando cerca de 100 mil atendimentos.
“O nosso propósito é fomentar o desenvolvimento local e a qualidade de vida da comunidade, valorizando a cultura e os saberes locais. O Instituto Yamana trabalha com uma agenda que respeita as necessidades das comunidades de cada região em que atua, auxiliando no seu desenvolvimento de forma concreta e sustentável”, explica Osvaldo Filho, diretor Executivo do Instituto Yamana.
Investir no presente para proteger o futuro
O Instituto promove anualmente o Seminário de Parcerias, que apoia o desenvolvimento de projetos socioambientais. Essas iniciativas são concebidas pelas comunidades e escolhidas de forma democrática. Foram apoiados durante o ano projetos nas mais diversas categorias, como geração de renda, qualidade de vida, educação e assistência social. Um dos destaques de 2016 foi a construção da Casa do Mel, na região de Alto Horizonte, em Goiás. O Instituto Yamana financiou 85% do projeto, possibilitando o aumento, a diversificação da produção e a expansão do negócio.
Em 2016, foram apoiados 72 projetos em diversas áreas, que vão desde iniciativas de geração de renda como produção de mel, a apoio a escolas por meio de equipamentos e materiais, suporte para ações de coleta seletiva no município e várias outras ações que melhoraram a qualidade de vida da população e geraram emprego e renda.
Cultura para todos
Na área de cultura, os projetos beneficiaram cerca de 13 mil pessoas. Uma iniciativa de destaque foi o Valorizando a Diversidade, que promoveu o intercâmbio cultural e incentivou o fazer artístico tradicional de cada comunidade. O projeto foi realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Para saber mais, acesse valorizandoadiversidade.com.br.
Resultados
Os resultados alcançados deixam claro a importância da gestão do investimento social privado de forma estratégica e participativa, dirigindo as intervenções para o fomento da economia solidária, a valorização da cultura e dos saberes locais, o apoio à educação e qualidade de vida. Desta forma, o Instituto acredita estar junto às comunidades na construção de um futuro mais sustentável.
Números em destaques
Programa Integrar
19.720 pessoas beneficiadas
102.124 atendimentos no Dia Integrar
Mais de 50 atividades
Seminário de Parcerias
72 projetos
31.703 pessoas beneficiadas
Valorizando a Diversidade
187 trabalhos inscritos
Mais de 21 mil votos