Institutos C&A lança publicação para prevenção ao consumo de drogas

Por: GIFE| Notícias| 28/04/2008

Com o objetivo de oferecer formação para que educadores de instituições sociais ajudem a prevenir o consumo de drogas entre crianças e jovens, o Instituto C&A e o Instituto Oswaldo Cruz lançaram o livro “”Educação, Drogas e Saúde: Uma experiência com Educadores de Programas Sociais””.

A publicação, resultado de um trabalho proposto pelo Instituto C&A e desenvolvido pelo Instituto Oswaldo Cruz, será distribuída para mil organizações educacionais e de saúde em todo o Brasil. O conteúdo do livro está disponível no site www.institutocea.org.br/instituto/site/content/acoes/drogas.aspx.

O projeto que resultou no livro começou a ser desenvolvido em fevereiro de 2006, com a realização de oficinas para um grupo de educadores vinculados a 14 ONGs do Rio. Todas essas instituições recebem o apoio do Instituto C&A e desenvolvem trabalhos com crianças e adolescentes.

Participaram do projeto 28 educadores indicados pelas ONGs. Durante o período de aprendizado, os profissionais passaram por três oficinas de formação. O objetivo dessas oficinas foi a elaboração de um Plano de Ação voltado para a educação sobre drogas e adequado à realidade dos participantes e de suas instituições.

Os educadores que participaram do projeto avaliam que as oficinas foram fundamentais para eles adquirirem uma abordagem mais clara sobre o problema das drogas. “”Você não pode apenas dizer para os jovens que a droga é ruim. Desde que eles são pequenos, você precisa explicar as conseqüências do consumo de entorpecentes,”” explica Alessandra dos Santos, coordenadora da ONG IDEAIS, que participou do projeto.

Os resultados da iniciativa vão além. “”Alguns jovens que atendemos queriam sempre discutir a questão das drogas, mas os educadores não se sentiam preparados para isso””, comenta Vanessa do Nascimento Fonseca, do Instituto ProMundo. O cenário mudou depois das oficinas, e a ONG até criou uma “”Rádio Novela”” para ilustrar dramas cotidianos de usuários de narcóticos.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional