Institutos e fundações promovem ações de incentivo à leitura na Flip 2015

Por: GIFE| Notícias| 06/07/2015

Associados do GIFE marcaram presença na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), com a proposta de discutir temáticas e experiências de incentivo à leitura. Uma das atividades que reuniu parte deles foi uma mesa de debate sobre “Promoção da leitura e sustentabilidade de suas ações”, realizada no dia 02 de julho. O GIFE também esteve presente.

Christine Fontelles, diretora de Educação do Instituto Ecofuturo, abriu o encontro apresentando a iniciativa da campanha “Eu quero minha biblioteca”, que busca compartilhar informações a fim de garantir a universalização de bibliotecas em escolas. A especialista lembrou que, apesar da sanção da Lei 12.244/10, que garantiu que todas as instituições de ensino do país, públicas e privadas, deverão ter biblioteca até 2020, muito deve ser feito, pois 80 mil escolas ainda não contam com este espaço.

No site da campanha, inclusive, há diversos materiais disponíveis que orientam os  gestores públicos sobre como acessar recursos e a importância de construir orçamento para a implantação e manutenção de bibliotecas em escolas. “Diversos fatores mostram a importância de se investir nessa ação: a biblioteca é o principal meio de acesso gratuito ao livro de literatura, causa impacto positivo no rendimento escolar, aumenta o nível de proficiência em leitura e, quanto mais perto de uma biblioteca, maior a chance de a criança e o adolescente tornarem-se bons leitores, pois crescem lendo”, comentou.

Já Maria do Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM, trouxe sua experiência na área, contando sua trajetória de atuação no setor público – ela foi Secretária de Educação Básica – e agora em uma instituição sem fins lucrativos ligada ao tema da educação. Ela destacou o papel que o controle social tem na priorização das políticas públicas e a importância da sociedade civil organizada em levantar as principais demandas e fazer pressão popular para que os temas prioritários entrem na pauta do governo.“Temos hoje mais de 150 mil escolas no país e é preciso ligarmos essas instituições a todas às políticas publicas que já existem”, ressaltou.

Durante o encontro, Patrícia Lacerda, gerente da Área de Educação, Arte e Cultura do Instituto C&A, ressaltou a importância da Rede Temática GIFE Leitura e Escrita de Qualidade para Todos, da qual os palestrantes fazem parte, para ampliar a discussão sobre este tema tão relevante.

Patrícia destacou ainda participação do Instituto na Flip desde 2009, com a realização de diversas ações ao longo dos cinco dias de evento tanto para o público em geral e, principalmente, para os representantes de 13 polos de leitura que a organização apoia em outras partes do país. São realizadas oficinas, debates, saraus, entre outras ações.

“A festa literária de Paraty é um excelente espaço para refletir sobre a promoção da leitura no Brasil e uma oportunidade de discutirmos políticas públicas necessárias e a aproximação do público em geral dos autores e agentes envolvidos no processo de incentivo da leitura literária”, disse. A ideia é que os representantes, que educadores e promotores de leitura, possam levar para as suas cidades novas experiências sobre a promoção da leitura. “A nossa forma de atuar é justamente valorizando os esforços das pessoas e empoderando os parceiros”, comentou.

Para fechar o debate, Felipe José Lindoso, consultor do Itaú Cultural, trouxe para a mesa a discussão sobre o corte orçamentário realizado no governo federal, que deverá ter impactos em diversos programas, inclusive no Programa Nacional da Biblioteca da Escola – PNBE. É possível que as escolas não recebam publicações neste ano por falta de recursos do Ministério da Educação (MEC). “Precisamos nos mobilizar para este tema”, disse, ressaltando a importância da leitura para a vida de qualquer cidadão. “As pessoas precisam entender que sabendo ler e escrever todo o resto é possível aprender”, comentou.

Experiência prática
Como parte das atividades promovidas pelo Instituto C&A na Flip e que contou com a presença também do GIFE, foi a realização de uma visita especial, de barco, à escola pública José Moreira Coupê, localizada no Saco do Mamanguá, no dia 03 de julho.

Depois de 1h40 de viagem de barco, os representantes dos Polos de Leitura e o autor João Carrascoza, além de convidados, chegaram à escola e foram recepcionados pelos 40 alunos das duas salas da escola. Eles fizeram uma encenação sobre uma das obras do escritor. João ressaltou o quanto ficou lisonjeado com a homenagem e com a oportunidade de ver o seu trabalho dando frutos.

O objetivo da visita foi conhecer, in loco, como funciona o projeto permanente do Núcleo de Educação e Cultura da Associação Casa Azul e do Instituto C&A, e também como a literatura transformou a escola e a comunidade.

Patrícia Lacerda ressaltou a importância de participar da Flip tmbém como espaço de repercussão internacional e de viver momentos como estes como parte da proposta de formação continuada oferecida pelo Instituto aos mediadores, educadores e os gestores das escolas municipais. “Temos também a oportunidade de sentir, conhecer e nos sintonizar com os desafios de quem atua na ponta”, destacou.

Instituto C&A, Fundação SM, Itaú Cultural e Instituto Ecofuturo são associados GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional