Investimento de associados supera R$ 2 bilhões por ano

Por: GIFE| Notícias| 12/04/2010

Durante a abertura do 6º Congresso GIFE sobre Investimento Social Privado, que acontece nesta semana no Rio de Janeiro, o secretário-geral do GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, Fernando Rossetti, comentou os primeiros registros da quinta edição do Censo da entidade sobre investimento social privado (ISP) no Brasil.

O documento reúne dados do último biênio (2007 – 2009) e ressalta que ainda em 2010 o setor prevê investir mais de R$ 2 bilhões no país, registrando crescimento de 6,23% sobre 2009. O Censo indicou também que Educação ainda permanece como o principal setor que recebeu mais recursos no período. O estudo teve a parceria do IBOPE Inteligência/ Instituto Paulo Montenegro e do Instituto Itaú Cultural.
A relação entre o investimento social privado e a crise financeira, deflagrada no final de 2008, sofreu pouco impacto. No ano passado os investimentos tiveram uma redução de 6% em relação ao ano anterior. Porém, vale ressaltar que 45% dos investimentos originalmente planejados, representando a maioria, permaneceram no ano passado, 29% teve uma ligeira redução e 18% teve uma significativa redução.
“O terceiro setor triplicou de tamanho e as empresas cada vez mais tem alinhado seus interesses corporativos com as ações sociais, o que mostra que tivemos na época da reorganização de ambientes, que favorecem o crescimento da sociedade civil”, afirmou Rossetti.
Os associados à rede estão presentes com projetos e programas em todo Brasil. A distribuição está mais concentrada no Sudeste, seguido pela região Sul. Logo depois vem o Centro-Oeste, seguido pelo Nordeste. A região Norte tem o menor volume de atuação. Além de Educação, no ano passado, algumas áreas tiveram aumento importante de investimento como Cultura e Arte, Formação para o Trabalho, Esportes e Comunicação.
“Um dos desafios do terceiro setor é nacionalizar os investimentos, fazendo com que os Investimentos Sociais Privados não permaneçam apenas nos locais e regiões em que são geradas as riquezas. Precisamos pensar como fazer isso”, ressaltou o secretário-geral do GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional